gerador-eolico

Alupar (ALUP11): Resultados do primeiro trimestre de 2020

A Alupar (ALUP11) apresentou na segunda-feira (1) seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2020. Os números vieram bons e sem surpresas, com pouca interferência da Covid-19 nas principais linhas do resultado devido à dinâmica inerente às transmissoras de energia.

O principal destaque positivo foi a melhora no seu resultado operacional medida pelo Ebitda regulatório, que fechou o trimestre em 371 milhões de reais e alta de 29,6 por cento e margem de 77,7 por cento, 16 pontos percentuais a mais que no primeiro trimestre de 2019.

Já o destaque negativo foi o aumento do lucro de apenas 4 por cento, abaixo do incremento do resultado operacional. Esta linha foi impactada pelo incremento da depreciação e amortização, maiores despesas financeiras e da alíquota efetiva de IR.

O resultado da Alupar (ALUP11) foi bom e sem grandes surpresas e, por esse motivo, esperamos impacto positivo no preço das suas ações (ALUP11) no curto prazo, afinal não ter notícias negativas é algo positivo.

No ano as ações da Alupar recuam apenas 6,3 por cento ante a queda de 23,3 por cento do Ibovespa e dos 13 por cento do Índice Setorial de Energia Elétrica (IEE). O seu desempenho está em linha com as outras transmissoras de energia listadas na bolsa, que recuam entre 4 por cento e 6 por cento.

Os contratos firmados para o serviço de transmissão independem das condições de mercado e estabelecem reajustes pela inflação a cada ano, o que gera bastante previsibilidade nas receitas e custas e poucas surpresas após a divulgação dos resultados.

A sua receita líquida considerando a forma regulatória no período foi de 480 milhões de reais, aumento de 3 por cento na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.

O resultado operacional medido pelo Ebitda teve crescimento devido ao aumento da receita e da redução no montante de energia comprada para revenda em 91 milhões de reais na comparação com o mesmo período de 2019, o que ajudou a aumentar as margens neste trimestre.

Já seu lucro líquido fechou o trimestre em 72,4 milhões de reais, aumento de 4 por cento na comparação anual. Apesar do incremento no resultado operacional, a companhia registrou aumento da depreciação e amortização de 12 milhões de reais, aumento de 33,4 milhões de reais no resultado financeiro e de 22,6 milhões de reais nos impostos, o que praticamente compensou os ganhos no Ebitda.

A empresa continua com nível de endividamento controlado, expresso pela relação dívida líquida/Ebitda de 3,4 x vezes em março de 2020. A Alupar é uma empresa que distribui dividendos regularmente, com retorno em dividendos de 3,0 por cento em 2020.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Novos capítulos da possível fusão entre Eneva (ENEV3) e AES Tietê (TIET3/TIET4/TIET11)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel