Levante Ideias - Combustível

Alta dos combustíveis

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), continua em busca de uma solução para apaziguar a alta nos preços dos combustíveis. Com poucas novidades em outras agendas legislativas, Lira gostaria de chegar a um consenso sobre como contornar o preço salgado nas bombas com líderes partidários ainda nesta semana.

Em outras frentes do Congresso, a PEC dos Precatórios segue cumprindo com os prazos de audiência pública na comissão especial e o Senado Federal pode votar nesta terça (5) o novo marco legal das ferrovias – com ressalvas sendo feitas, sobre o último relatório, pelo setor privado e pelo ministério da Economia.

Na reunião de líderes realizada na segunda-feira (4) à noite, o que se observou foi fortes resistências às propostas colocadas em discussão. À mesa, estava a possibilidade de alteração na cobrança de ICMS em combustíveis, prevendo a uniformização das alíquotas de imposto nos estados; ou então a criação de um fundo de estabilização de preços, que poderia utilizar parte dos dividendos distribuídos pela Petrobras (PETR3/PETR4) ao governo.

Com relação à fixação da alíquota do ICMS, haveria um imbróglio de agenda, uma vez que a medida teria de ser via PEC (Proposta de Emenda à Constituição), com rito mais demorado.

Além disso, parlamentares ficaram reticentes com a possibilidade de superar uma intensa articulação contrária à proposta por parte de governadores.

Já a alternativa que prevê a criação do fundo não é inédita e já empacou em outras ocasiões no Congresso, tanto por falta de interesse político na medida quanto em dificuldades acerca do financiamento do fundo.

E Eu Com Isso?

Existem vários fatores que justificam a alta dos combustíveis e uma série de interesses econômicos sobre o bem, por se tratar de um bem amplamente utilizado pela população.

Ao governo federal, interessa mitigar a alta para conter os efeitos inflacionários sentidos pelo bolso do consumidor. Para os governos estaduais, o ICMS é importante fonte arrecadatória.

Sendo assim, não enxergamos uma solução de curto prazo para a questão.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Auxílio Brasil garantido.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.