Levante Ideias - Dinheiro

Auxílio Brasil garantido

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, na última sexta-feira (01), que o Auxílio Brasil estaria “praticamente garantido” para o início do ano que vem – quando seriam necessários recursos para bancar o novo programa.

Com o fim do auxílio emergencial datado para outubro e o governo bancando a ampliação do programa Bolsa Família nos meses de novembro e dezembro – a partir da arrecadação decorrente do aumento nas alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) –, o chefe da equipe econômica disse estar confiante “na capacidade de entrega do Congresso”, com a aprovação da PEC dos Precatórios e da Reforma Tributária sobre o Imposto de Renda.

Segundo Guedes, seria conflitante pagar os precatórios de modo integral, aumentar o Bolsa Família (reformulando-o para o Auxílio Brasil) e respeitar o teto.

Sendo assim, todos os atores políticos estariam cientes da necessidade de realizar escolhas e abrir mão de algumas cartas à mesa.

O ministério da Economia trabalha com uma ampliação de 14 para 17 milhões de famílias abarcadas pelo programa e um aumento do valor do benefício para cerca de R$ 300.

Caso sejam aprovadas as medidas legislativas necessárias para subsidiar o Auxílio Brasil, o ministro da Economia acredita que um aumento de “mais de 60%” no benefício social fica garantido.

E Eu Com Isso?

As declarações do ministro Guedes ocorrem em linha com os esforços entre os Poderes para contornar a questão dos precatórios e ampliar o escopo do Bolsa Família.

Na semana passada, presidentes do Legislativo deram indicações de que ambas as propostas têm espaço para avançar no Congresso.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O embate tucano | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Bitcoin - Levante Ideias de Investimentos
E eu com isso

Bitcoin dispara com ato falho da SEC

Sigmund Freud (1856-1939) foi o criador da psicanálise. Essa técnica procura resolver problemas psíquicos, como ansiedade e depressão, analisando o que as pessoas dizem. Um

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Passivo bilionário

Com a tramitação acelerada na Câmara e expectativa de votação – e aprovação – na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.