O Alibaba Group (BABA) foi multado pelos órgãos reguladores de mercado da China em 18,23 bilhões de yuans (aproximadamente 2,8 bilhões de dólares). As investigações, que duraram cerca de 5 meses, constataram abuso de poder de mercado por parte da gigante do varejo chinesa.
A expectativa prévia do mercado era uma sanção máxima de aproximadamente 1 bilhão de dólares, o que já seria suficiente para superar o montante recorde cobrado junto à Qualcomm, em 2015.
O principal alvo dos reguladores – e que agora terá que ser descontinuado – era a prática chamada de “er xuan yi”, que em uma tradução livre significa “escolha entre dois”. Os reguladores certificaram-se de que os varejistas parceiros (sellers) foram severamente prejudicados pela companhia por também utilizarem plataformas concorrentes nas suas operações.
Em comunicado oficial emitido no sábado (10), o Alibaba respeitou a penalidade imposta e afirmou que agirá de acordo com o exigido pelos órgãos reguladores. A companhia também afirmou que não espera impactos significativos no ritmo de crescimento dos seus negócios.
E Eu Com Isso?
Apesar da multa vir acima do esperado, acreditamos que ela não é suficiente para impactar de maneira significativa os preços das ações (BABA) no curto prazo, cujo desempenho já foi bastante afetado nos últimos meses. A cobrança corresponde a 19,3 por cento do Ebitda ajustado obtido em 2020, algo que não pode ser desprezado. Contudo, na nossa avaliação, as pressões regulatórias eram/são uma espécie de “âncora” no preço das suas ações, que devem experimentar alguma recuperação no curto prazo.
Considerando o desempenho desde novembro de 2020, quando foi anunciado o cancelamento da listagem pública da Ant Group – braço financeiro da companhia – e as investigações antitruste, as ações caíram 26,7 por cento, desempenho bem inferior ao da JD.com (JD), companhia comparável ao Alibaba, que recua apenas 1,3 por cento. Os ETFs que replicam o índice das ações listadas no país sobem 5,5 por cento no período.
Agora, o outro catalisador das ações do Alibaba é a listagem da Ant Group, que segue reestruturando-se para se adequar às imposições legais. A expectativa é que a companhia seja avaliada em mais de 300 bilhões de dólares, valor certamente inferior ao desejado pelos controladores, que esperavam emplacar a oferta ainda em 2020 com uma avaliação maior que a atual.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—