Jair Bolsonaro

Aliança pelo Brasil fora das eleições 2020

Aliança pelo Brasil fora das eleições 2020

Faltando pouco mais de um mês para o prazo final de registro estabelecido pela Justiça Eleitoral, os dirigentes do Aliança pelo Brasil já começam a admitir que não será possível participar das eleições municipais que irão ocorrer em outubro.

Até essa quarta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia reconhecido apenas 3,3 mil assinaturas válidas, muito aquém das 492 mil necessárias. Segundo o vice-presidente do partido, foram coletadas mais de um milhão de assinaturas, mas os cartórios não reconheceram a grande maioria delas. Já o TSE afirma que o partido apresentou somente 66 mil assinaturas – a maioria sob análise, ainda. A sigla, agora, entende que não terá problemas em ficar fora do pleito, já que o grande objetivo é reeleger o presidente em 2022 e 2020 não teria tanta importância para o futuro das eleições presidenciais.

Entendo que a ausência do Aliança pelo Brasil nas eleições municipais terá um impacto levemente negativo para Bolsonaro, especialmente pela oportunidade desperdiçada de ganhar capilaridade Brasil afora com a nova sigla. Ainda que o bolsonarismo seja um movimento forte e consolidado, grandes e tradicionais partidos – MDB, PSDB, PT, DEM, etc. – têm presença municipal forte e isso contribui para as pretensões políticas, seja no âmbito municipal, seja no âmbito federal.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Em Brasília, até mesmo as certezas são incertas

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.