CPI de Brumadinho: impacto negativo para as ações da Vale (VALE3)
O relator da CPI de Brumadinho, o senador Carlos Viana, apresentou ontem o relatório final sobre a tragédia da Vale. O relatório apresentado propõe alguns indiciamentos de 14 pessoas da empresa. Entre os crimes: homicídio culposo, lesão corporal e crimes contra a flora e poluição 14 pessoas, O ex-presidente Fábio Schvartsman consta na lista.
Além disso, outro ponto tem impacto não somente para a Vale, mas como para o setor inteiro de mineração. O documento também propõe a criação de um novo imposto para o setor. Ele funcionaria como royalties na mineração, principalmente em mineradores de grande porte.
E Eu Com Isso?
A notícia é bem negativa para as ações da Vale e também para o setor de mineração. Ontem, as ações da Vale (VALE3) fechou em forte queda de -4,21 por cento e CSNA3 em queda de -3,30 por cento.
No campo da economia, a operação de mineração cria uma externalidade negativa para a sociedade devido ao alto risco de acidentes. A ideia com o novo tributo é realizar a ‘internalização dessa externalidade’. Ou seja, as mineradoras precisam arcar com o risco da operação delas e não mais a sociedade.
Temos falado desde o início do ano que as ações da Vale (VALE3) estão com uma relação risco e retorno que não faz sentido. O nível de risco percebido nas operações da Vale aumentou muito. O novo panorama trará grandes impactos para todo o setor de mineração como um todo, com forte aumento da regulação nas operações de mineração. Da mesma forma, espera-se um controle mais rígido e acompanhamento das barragens de maneira a evitar tragédias civis e ambientais.
Confira
Quer saber o que é preciso para começar a investir? Veja aqui!