Levante Ideias - Volatilidade

A volatilidade vai aumentar

A melhor definição de volatilidade no mercado é: uma discordância sistêmica sobre expectativas. Pensemos nisso por um momento.

Quando não há consenso entre os investidores sobre as perspectivas para a economia, os juros ou o resultado de uma determinada empresa, cada um desenha seu próprio cenário e traça sua estratégia particular. Como há muitas estratégias e muitos cenários atuando simultaneamente, os preços oscilam.

É isso que começou a ocorrer no mercado a partir da divulgação da inflação de maio medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na quarta-feira (09), e que deve continuar com a inflação americana para o consumidor de maio, divulgada nesta manhã.

O IPCA de 0,83% em maio, muito acima do previsto, levou a inflação acumulada em 12 meses para 8,06%. Esse número supera e muito o teto da meta de inflação, que é de 5,25%.

O próprio governo reconhece que a situação está complicada. Em um evento virtual na terça-feira, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, reconheceu que o cenário está desafiador e disse esperar que a inflação registre um pico nos meses de junho e de julho.

“No momento temos alguns problemas com a inflação, eu entendo, e provavelmente a inflação atingirá o pico em junho e julho. No entanto, estamos trabalhando muito para que fique dentro da meta até o fim do ano”, disse o secretário.

Essas surpresas na inflação devem elevar a volatilidade dos preços.

Internacional 1

O Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index, CPI) subiu 0,6% em maio com ajuste sazonal, após ter registrado uma alta de 0,8% em abril, informou nesta manhã o Bureau of Labor Statistics dos Estados Uniddos.

O avanço de maio superou as expectativas, que eram de 0,5%. A alta acumulada nos últimos 12 meses é de 5%, ante 4,2% em abril e acima das expectativas, que eram de 4,7%.

Segundo o Bureau, este é o maior aumento em 12 meses desde os 5,4% registrados no período encerrado em agosto de 2008.

O núcleo da inflação “core index” também subiu e superou as expectativas. O índice de maio foi 0,7%, acima dos 0,5% previstos, e em 12 meses o núcleo da inflação está em 3,8%, acima da expectativa, que era de 3,5%

Internacional 2

O Banco Central Europeu (BCE) vai manter os juros nos níveis atuais e sua política monetária vai permanecer “muito acomodatícia”, informou a instituição na manhã desta quinta-feira (10).

Os juros principais seguirão “nos níveis atuais ou inferiores” até que as perspectivas de inflação convirjam para 2%ao ano. E as compras de ativos financeiros vai continuar, chegando a 1,85 trilhão de euros, até março de 2022.

O BCE informou também esperar que as compras no próximo trimestre continuem a ser realizadas em um ritmo “significativamente mais elevado” do que durante os primeiros meses deste ano.

E Eu Com Isso?

A alta inesperada da inflação deve aumentar as dúvidas sobre a permanência de uma politica monetária estimulativa pelos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos, o que pode ter um impacto negativo sobre os mercados.

As notícias são negativas para a bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Quanta inflação o BC vai tolerar?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Como o BC vê a inflação

Na manhã desta quinta-feira (24), o Banco Central (BC) divulgou sua publicação mais encorpada, o RTI (Relatório Trimestral de Inflação). O Relatório analisa em profundidade

Read More »
Levante Ideias - Ministério do Meio Ambiente
E eu com isso

Demissão de Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (23), após muita pressão pela sua demissão – vinda do Congresso, outras

Read More »
Levante Ideias - Prime Day
E eu com isso

Amazon Prime Day 2021

Enquanto os dados associados ao evento conhecido como “Prime Day” seguem difusos, cresce a expectativa pelos resultados em algumas categorias estratégicas. Nos últimos anos, por

Read More »
Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Compass pode comprar a Gaspetro

A venda de 51% da Gaspetro pela Petrobras (PETR3/PETR4) está prevista no acordo firmado em 2019 entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel