Levante Ideias - Volatilidade

A volatilidade vai aumentar

A melhor definição de volatilidade no mercado é: uma discordância sistêmica sobre expectativas. Pensemos nisso por um momento.

Quando não há consenso entre os investidores sobre as perspectivas para a economia, os juros ou o resultado de uma determinada empresa, cada um desenha seu próprio cenário e traça sua estratégia particular. Como há muitas estratégias e muitos cenários atuando simultaneamente, os preços oscilam.

É isso que começou a ocorrer no mercado a partir da divulgação da inflação de maio medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na quarta-feira (09), e que deve continuar com a inflação americana para o consumidor de maio, divulgada nesta manhã.

O IPCA de 0,83% em maio, muito acima do previsto, levou a inflação acumulada em 12 meses para 8,06%. Esse número supera e muito o teto da meta de inflação, que é de 5,25%.

O próprio governo reconhece que a situação está complicada. Em um evento virtual na terça-feira, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, reconheceu que o cenário está desafiador e disse esperar que a inflação registre um pico nos meses de junho e de julho.

“No momento temos alguns problemas com a inflação, eu entendo, e provavelmente a inflação atingirá o pico em junho e julho. No entanto, estamos trabalhando muito para que fique dentro da meta até o fim do ano”, disse o secretário.

Essas surpresas na inflação devem elevar a volatilidade dos preços.

Internacional 1

O Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index, CPI) subiu 0,6% em maio com ajuste sazonal, após ter registrado uma alta de 0,8% em abril, informou nesta manhã o Bureau of Labor Statistics dos Estados Uniddos.

O avanço de maio superou as expectativas, que eram de 0,5%. A alta acumulada nos últimos 12 meses é de 5%, ante 4,2% em abril e acima das expectativas, que eram de 4,7%.

Segundo o Bureau, este é o maior aumento em 12 meses desde os 5,4% registrados no período encerrado em agosto de 2008.

O núcleo da inflação “core index” também subiu e superou as expectativas. O índice de maio foi 0,7%, acima dos 0,5% previstos, e em 12 meses o núcleo da inflação está em 3,8%, acima da expectativa, que era de 3,5%

Internacional 2

O Banco Central Europeu (BCE) vai manter os juros nos níveis atuais e sua política monetária vai permanecer “muito acomodatícia”, informou a instituição na manhã desta quinta-feira (10).

Os juros principais seguirão “nos níveis atuais ou inferiores” até que as perspectivas de inflação convirjam para 2%ao ano. E as compras de ativos financeiros vai continuar, chegando a 1,85 trilhão de euros, até março de 2022.

O BCE informou também esperar que as compras no próximo trimestre continuem a ser realizadas em um ritmo “significativamente mais elevado” do que durante os primeiros meses deste ano.

E Eu Com Isso?

A alta inesperada da inflação deve aumentar as dúvidas sobre a permanência de uma politica monetária estimulativa pelos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos, o que pode ter um impacto negativo sobre os mercados.

As notícias são negativas para a bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Quanta inflação o BC vai tolerar?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.