Levante Ideias - Comissão Especial Pablo Valadares

A polêmica sobre o juiz de garantias

A polêmica sobre o juiz de garantias

Na proposta de reforma do Código de Processo Penal (CPP), os deputados criaram o juiz de garantias, que será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos fundamentais do acusado. Atualmente, um mesmo juiz participa da fase de inquérito e profere a sentença. Com as mudanças, caberá ao juiz das garantias atuar na fase da investigação e ao juiz do processo julgar o caso – este tendo ampla liberdade em relação ao material colhido na fase de investigação. A proposta foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, contra a avaliação do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Ele disse que é preciso resolver o que considera “problemas técnicos graves”. Segundo Moro, “muitas questões ficaram indefinidas. É indicativo de que faltou debate, apesar de a Câmara ter sido alertada, e eu espero que o Supremo Tribunal Federal ou o Conselho Nacional de Justiça possam corrigir esses problemas”, disse ele em uma entrevista a O Estado de S. Paulo.

A criação do juiz de garantias pode acirrar os ânimos nas tratativas entre Legislativo e Executivo, uma vez que a divergência escancarada dentro do governo não ajuda nos trâmites com o Congresso.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Brasília (um tanto quanto) apreensiva

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.