Levante Ideias - Domingo de Valor

Desdobramento de ações não gera valor para as empresas

Na coluna de hoje irei falar sobre o desdobramento de ações das empresas na bolsa de valores e, também, sobre a percepção equivocada dos investidores pessoas físicas de que, sempre que ocorre um desdobramento de ações de uma empresa na Bolsa, os papéis ficam mais “baratos” e ocasionam uma valorização nas ações.

Discordo totalmente da crença acima e pretendo explicar a minha opinião utilizando exemplos bem simples.

Eduardo, por que as ações sobem na Bolsa?

A minha resposta padrão sempre foi: “as ações sobem na B3 porque há mais compradores do que vendedores”. É o “senhor mercado” que determina quando uma ação está quente e sendo procurada na Bolsa, não é mesmo?

Sob a ótica da análise fundamentalista, existem dois motivos básicos para a alta no preço da ação: crescimento maior do lucro da empresa no futuro e a disposição do mercado em pagar múltiplos mais altos pela companhia.

Portanto, as ações sobem quando o mercado pensa que o preço da ação da empresa está abaixo do seu preço alvo. Como diria Buffett: “preço é o que você paga, valor é o que você recebe”.

Desdobramento de uma ação é como reduzir tamanho de embalagem

Irei explicar o desdobramento de uma ação e o tamanho do lote padrão negociado na bolsa de valores por meio de um exemplo bem simples: barras de chocolate que são vendidas no supermercado.

Antigamente, as barras de chocolate tinham 200 gramas de peso, sendo as mais clássicas: Alpino, Diamante Negro e Laka.

Com o tempo, as empresas foram diminuindo o tamanho da embalagem até que, atualmente, as barras de chocolate têm de 80 a 90 gramas.

Com a crise econômica, aumento dos custos e da inflação, as empresas acabaram por reduzir o tamanho da embalagem e o preço do produto, com objetivo de manter o seu volume de vendas.

Porém, na prática, isso representou muitas vezes um aumento de preço quando consideramos o preço do chocolate por quilo. As empresas não divulgaram essa informação, pois o objetivo era de que seus consumidores continuassem as gastar aqueles recursos com chocolate.

Confira o artigo completo no site da Investing.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.