Levante Ideias - Bitcoin

Como saber o placar do jogo e ganhar dinheiro

Na coluna de hoje, irei falar sobre valor econômico agregado (da sigla em inglês EVA), que é o lucro econômico de uma empresa depois que ela deduz o seu custo de capital.

Aqui, eu pretendo ir além do lucro líquido divulgado pelas empresas, mas também considerar a remuneração aos acionistas, pois uma empresa pode ter lucro contábil, mas não necessariamente significa gerar valor para os acionistas.

Como calcular o valor econômico agregado

Como eu já falei em outra coluna, os dois fluxos de caixa mais relevantes para o valor de uma empresa são: 1) fluxo de caixa para o acionista (DCE) e; 2) fluxo de caixa para firma (DCF).

O Economic Value Added (EVA) foi desenvolvido pela consultoria americana Stern Stewart & Co e pode ser expresso por uma fórmula bem simples:

EVA = NOPAT – Capital Investido x WACC

Traduzindo a equação acima:

Valor econômico agregado (ou lucro econômico)

EVA = Resultado operacional depois dos impostos(NOPAT) – Ativo Total menos Passivo Circulante(Capital Investido) x Custo médio ponderado de capital (WACC).

Eu já expliquei em outra coluna como calcular o WACC.

O NOPAT é uma boa medida de rentabilidade de uma empresa, inclusive é melhor do que o EBITDA, pois já desconta o imposto de renda e a depreciação.

Assim, o valor econômico gerado é o retorno obtido (NOPAT) menos o custo do capital que incide sobre o capital investido total na empresa, que considera capital próprio e capital de terceiros (dívida).

Comparando retornos e entendendo como ganhar dinheiro

Outra maneira mais simples para saber se uma empresa gera valor econômico é comparar o retorno da empresa com o seu custo de capital. Sempre que o retorno for maior do que o custo de capital, há geração de valor para os acionistas da empresa.

As duas métricas de retorno mais utilizadas no mercado são: ROE e ROIC. Traduzindo mais uma vez a “sopa de letrinhas”: o ROE é o retorno sobre o patrimônio líquido e o ROIC é o retorno sobre o capital investido.

Na primeira métrica é calculado o retorno sem levar em consideração o endividamento, e no segundo o retorno leva em conta a estrutura de capital que tem capital próprio e de terceiros (dívida).

Sempre que o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) for maior do que o custo de capital próprio (Ke), há geração de valor para o acionista. Se a métrica de retorno utilizada for o ROIC, há geração de valor quando o ROIC for superior ao custo médio ponderado de capital (WACC).

Eu sei que a Copa do Mundo já acabou, mas eu gosto muito de futebol e irei utilizar a seguinte comparação:

O EVA é como o placar de um jogo de futebol: não adianta saber apenas quantos gols o ataque marcou (retorno), mas é preciso saber também quantos gols a defesa levou (custo de capital). A diferença entre ataque e defesa determinam se o time (empresa) gerou lucro econômico.

Quando o EVA é positivo, há criação de valor. Quando o EVA é negativo, ocorre destruição do valor. Para os economistas, o valor econômico agregado (EVA) tem relação estreita com o custo de oportunidade.

Ao se analisar a viabilidade financeira de um projeto, é preciso comparar a taxa interna de retorno (TIR) do projeto em relação à taxa mínima de atratividade, que está muito relacionada com o custo de capital. O projeto é viável se a TIR for maior do que o custo de oportunidade.

Desempenho das empresas da seleção As Melhores Ações

As empresas da seleção As Melhores Ações têm retornos superiores ao seu custo de capital. Um caso emblemático é Localiza. No nosso relatório #5 Localiza – alto retorno sobre o capital investido, informamos: “A Localiza é conhecida pelo alto retorno sobre o capital investido (ROIC), que excede o custo de capital, com geração de valor econômico e alto retorno para os seus acionistas no longo prazo”.

Para finalizar, outro conceito importante: valor de mercado adicionado (MVA), que é a diferença entre o valor de mercado da empresa na Bolsa de Valores e o valor dos seus ativos (reposição).

O MVA mede o valor gerado por uma empresa ao longo do tempo. Enquanto o EVA é uma conta de resultado (lucro econômico), o MVA é uma conta de estoque de riqueza gerado ao longo do tempo. Se o EVA for negativo ele reduz o saldo do MVA, e se for positivo, aumenta o valor do MVA.

O valor de mercado adicionado (MVA) é uma medida da geração de riqueza acumulada de uma empresa, representada pela diferença entre o valor de mercado e o valor total dos ativos de uma empresa. Em outras palavras, o mercado paga pelas ações da empresa o valor (de reposição) dos ativos acrescido do MVA, que é o saldo de riqueza gerada pela empresa aos seus acionistas.

Minha missão é te ajudar a entender mais sobre Value Investing e análise fundamentalista de empresas. Por isso, continue acompanhando a minha coluna e não esqueça: se você ficou com alguma dúvida, é só mandar um e-mail para o endereço [email protected].

Conte comigo e até breve!

Um grande abraço,
Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.