As operações de Swing Trade, que consistem em operações de compra e venda de ativos, são realizadas na Bolsa de Valores em prazos diversos, podendo durar dias, meses e, até mesmo, anos. Essa estratégia de investimento é bastante versátil, podendo ser usada por diversas estratégias de investimento em ações, por exemplo.
Entre as principais diferenças entre esse modelo e o day trade encontra-se a duração das operações. Enquanto o day trader compra e vende as ações no mesmo dia, com operações que podem durar um tempo curtíssimo, o investidor que opera por meio de swing trade realiza a compra e venda dos ativos em períodos que duram mais de um pregão.
Neste artigo, você verá:
- o que é o swing trade;
- as principais vantagens do swing trade;
- quem pode investir com o swing trade;
- as diferenças entre o swing trade e o day trade.
O que é swing trade?
Como mencionamos, swing trade é um tipo de operação de compra e venda de ativos realizada na Bolsa de Valores com prazos “amplos”, sempre mais de um pregão.
Esse tipo de investimento é considerado, dentre os métodos de alocação em ações, um dos que possui riscos mais controlados e, ainda assim, com possibilidade de alcançar altos retornos. Logo, o perfil investidor que mais se interesse por esse tipo de aplicação é aquele que aceita algum risco, mas não o bastante para arriscar nos investimentos de day trade, por exemplo.
Mas é sempre importante lembrar que o swing trade é realizado com investimentos de renda variável, principalmente ações. Ou seja: ele pode gerar prejuízos – e, por isso, deve ser realizado com seriedade e estrategicamente.
Principais vantagens do Swing Trade
Enquanto um investidor que foca somente o longuíssimo prazo pode esperar anos até realizar seus lucros, aquele que opta pelo swing trade, método que traz mais liberdade, pode obter ganhos em questão de semanas em suas operações.
Algumas vantagens do swing trade são:
- possibilidade de traçar estratégias;
- riscos menores em relação ao day trade, com possibilidade de delimitação do tamanho do risco;
- maior possibilidade de leitura da influência do comportamento do mercado como um todo, através de gráficos e do monitoramento do mercado;
- possibilidade de composição de uma carteira de ações com focos diferentes, diversificando as aplicações.
Outro ponto vantajoso é que o investidor tem mais tempo para realizar a sua compra ou venda e não precisa acertar o movimento do ativo em um dia, seja seu topo, seja sua máxima. Logo, para os investidores que preferem ter mais tempo para análises e busca de soluções, este pode ser considerado o melhor tipo de investimento.
Quem pode investir no swing trade?
Quando falamos do perfil investidor deste modelo, é preciso ter em mente que isso depende bastante do seu estilo de vida, quanto tempo você terá disponível para investir e operar e como serão as suas práticas de análise e acompanhamento do mercado. E, é claro, se você conta com algum suporte profissional.
Uma característica que todas as pessoas que se interessam por esse tipo de aplicação precisam ter é ser maleável aos riscos e possíveis perdas – isso considerando que se busca por bons ganhos.
As diferenças entre o swing trade e o day trade
A principal diferença entre esses dois tipos de aplicação é o seu prazo e o tipo de análise envolvida.
Como mencionamos, o swing trade possui um prazo de investimento bastante aberto, durando sempre mais de um pregão. Enquanto isso, o day trade é curtíssimo; nele, as transações ocorrem no mesmo dia.
Além disso, outra diferença de destaque consiste no tipo de análise que é usada para essas operações. Uma operação de swing trade pode partir tanto de uma análise fundamentalista quanto de uma análise gráfica, ou de uma junção de ambas, enquanto o day trade é mais focado na análise gráfica.
Conheça a Levante Ideias!
A Levante Ideias ajuda você a investir de forma descomplicada, longe das armadilhas do mercado financeiro e com as aplicações certas para o seu perfil investidor. Nossos analistas estão sempre a disposição para entender as suas questões e compreender a estratégia que mais se encaixa com as suas características.
Para você que está interessado em saber mais sobre as ações e os investimentos, temos um material completo e exclusivo sobre o mercado de aplicações. E mais: de graça! Baixe agora nosso e-book de Ações e confira!