A Levante traz as melhores ideias de investimento

Como investir de forma sustentável e moderna?

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas o jeito como os investimentos são feitos está mudando de forma consistente e rápida. Como investir de forma sustentável está na mira de uma nova geração de pessoas que nasceu em tempos de evolução tecnológicas sem precedentes.

LEIA AINDA: As vantagens dos investimentos de impacto

<<INVISTA DE FORMA MODERNA E SUSTENTÁVEL>>

Uma breve explicação histórica

Em seu filme “Meia Noite em Paris”, o renomado diretor Woody Allen lança anacronicamente seu personagem principal nas ruas pouco iluminadas de Paris dos anos 1920, onde ele encontra grandes artistas como Ernest Hemingway, Picasso, Scott e Zelda Fitzgerald, T.S. Elliot, Salvador Dalí e tantos outros.

A beleza do filme reside no enredo fiel à realidade da época. Toda essa efervescência cultural e irreverência regada à noites de álcool ia de encontro ao sombrio contexto político e econômico do período, logo após o término da Primeira Guerra – e não muito distante da profunda Crise de 1929.

Hemingway denuncia em “Paris é uma Festa” a impressão de sua mentora – e de muitos outros naquele tempo – e famosa escritora Gertrude Stein sobre a sua geração: “Isso é o que vocês são. Todos vocês são… Todos vocês jovens que serviram a Guerra. Vocês são uma geração perdida”.

Sem querer, Stein inaugurou uma tradição no mundo literário e sociológico que é respeitada até hoje. Viu que aqueles jovens escritores e pintores vagavam no tempo sem direção e só comprovou a máxima de que as gerações são fortementes moldadas pelo contexto histórico e social em que estão inseridas.

Depois da geração perdida, veio a geração grandiosa, crescida na Grande Depressão e na Segunda Grande Guerra. Depois vieram os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), a geração X (dos anos 1960, 1970 e 1980), os millennials (de 1980 até 1990) e, por fim, a geração Z, a mais atual.

Uma geração revolucionária

A mudança de contexto nas últimas gerações (millennials e Z) se explica muito pelas sucessivas disrupções tecnológicas e revoluções na rede, permitindo o acesso fácil à informação. Se as guerras moldaram o comportamento econômico das primeiras gerações, hoje o poder de mudança se inverteu. Millennials observam cada vez mais o seu modo de consumir atingindo diretamente o que as empresas ofertam, fato que muda toda a economia.

Os primeiros nativos digitais não querem casar cedo, ter casa própria, nem produtos de grife. Querem construir uma vida saudável, priorizam a boa alimentação e a prática de esportes. A preocupação é maior com questões sociais, o meio ambiente e a transparência.

Como investir de forma sustentável?

Tal perfil influencia diretamente no modo de investir. Estudos mostram que essa geração lidera a mudança nas decisões de investimentos, optando muito mais por uma alternativa sustentável, como podemos ver no gráfico abaixo.

Levante Ideias - Interesse da população em investimentos

Em comparação com o investidor médio, o perfil desta geração está duas vezes mais inclinado a investir em companhias que tenham objetivos ligados ao meio ambiente ou à questões sociais. Mais do que isso, 74% dos millennials acreditam que seus investimentos de impacto podem influenciar na mudança do clima e 84% acreditam que podem ajudar a retirar pessoas da pobreza.

Os dados demonstram que, apesar da existência do mito de que é necessário abrir mão de rentabilidade para investir sustentavelmente, aqueles nascidos a partir da década de 1980 já buscam esse tipo de aplicação para aliar ganhos com propósito. Acompanhando a demanda, nos últimos cinco anos a oferta de ativos ligados a investimentos responsáveis subiu 33,3%, atingindo mais de US$ 8 trilhões.

No Brasil e nos mercados emergentes, o panorama de investimentos responsáveis ainda é bastante incipiente. Existem alguns obstáculos, como a baixa liquidez do mercado secundário e a baixa participação de investidores pessoas físicas, que atrasam o desenvolvimento de iniciativas verdes.

Contudo, as novas dinâmicas apontam cada vez mais que a transição para uma economia sustentável já está em curso, inclusive, sendo sentida pelas novas gerações e com reflexo direto nos investimentos. Os millennials foram os primeiros a vivenciar o que parece ser um processo lento, porém, irreversível. Em um futuro não muito distante, espera-se ser possível observar a grande gênese da Geração Verde.

<<QUERO INVESTIR DE FORMA SUSTENTÁVEL E MODERNA>>

E você, já sabe como investir de forma sustentável e moderna? Acompanhe os conteúdos da Levante no site e nas redes sociais e mantenha-se bem informado sobre o assunto. Fique de olho porque em breve, teremos novidades sobre o assunto.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.