Levante Ideias - Contas

Seguro-desemprego taxado enfrenta resistência

Seguro-desemprego taxado enfrenta resistência

Após a apresentação do pacote Verde Amarelo, um conjunto de estímulos para contratação de jovens no curto prazo, alguns pontos já vêm sendo questionados por economistas e setores organizados da sociedade. É o caso da taxação em 7,5 por cento da contribuição previdenciária sobre o seguro-desemprego, que deve cobrir as despesas do novo programa. A medida deve render 11,5 bilhões de reais aos cofres públicos, enquanto o gasto estimado com o pacote Verde e Amarelo é de 10 bilhões de reais.

Os críticos à decisão de taxar aqueles que estão desempregados argumentam que o governo está desonerando as empresas e onerando os desempregados. Apontam ainda que o problema, apesar de solucionar derrotas judiciais que o governo vinha tendo por contar o tempo de seguro-desemprego para acesso à aposentadoria, pode aumentar as despesas no longo prazo – já que implica em uma aposentadoria antecipada (e consequente despesa maior) deste grupo de trabalhadores.

Por outro lado, a equipe econômica segue firme na decisão, classificando as críticas como “injustas”, já que a proposta estaria cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal ao prever uma compensação para futuras perdas de receitas provenientes da desoneração tributária que o pacote prevê.

E Eu Com Isso?

A decisão do governo é certamente impopular. Centrais sindicais devem pressionar contra essa e outras medidas que estão inclusas na MP do pacote Verde e Amarelo, já que elas mexem diretamente com benefícios como o seguro-desemprego. O governo optou por resolver dois problemas distintos juntando-os em torno de um projeto – havia outras maneiras de realizar a compensação tributária que não a de taxar desempregados.

Ainda há de se observar os custos previdenciários a serem criados no longo prazo, já que esse grupo de trabalhadores poderá compensar a taxação do seguro-desemprego aposentando-se mais cedo. É preciso ter mais detalhes sobre os impactos fiscais da decisão.

Leia também: Brasília (um tanto quanto) apreensiva

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.