Biotoscana (GBIO33) e EMS – cenário de compras e vendas segue aquecido
A empresa de laboratórios brasileira EMS está interessada em comprar a biofarmacêutica Biotoscana. A Biotoscana é a primeira empresa biofarmacêutica integrada da América, voltada para o desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos avançados. Uma empresa sediada em Montevidéu, Uruguai, que atua em 10 países em toda a região.
Apesar de uruguaia, a Biotoscana fez seu IPO na B3 em 2017 de mais de 1 bilhão de reais. A Advent, grupo de Private Equity, tem uma participação relevante na companhia de 27,7 por cento na companhia e busca a saída.
E Eu Com Isso?
A notícia impulsionou as ações da Biotoscana (GBIO33) que fecharam em forte alta de +10,61 por cento na semana as ações já acumulam alta superior a 15 por cento. A Biotoscana tem seus recibos de ações (BDR – Brazilian Depositary Receipts) negociados na B3, o que facilita muito a operacionalização da compra e venda.
A maior parte dos BDR’s é exclusivamente para fundos e investidores qualificados. Só que isso não vale para a Biotoscana, listada no nível III de governança corporativa. o que permite que qualquer investidor possa comprar as ações da companhia. Basta ter cadastro em qualquer corretora no Brasil.
Há tempos a venda da participação da Advent na Biotoscana vem sendo negociada. Mas o principal ponto de desacordo é o preço de venda. As ações sofreram logo após o IPO. Avalio que o preço justo, ou seja, o valuation, da empresa é bem superior ao valor de mercado. Se a EMS fizer uma boa proposta, vemos um grande potencial de a venda ser realizada. Isso seria muito importante para as ações (GBIO33) no curto e médio prazo.