A VEM Conveniência, joint venture da Americanas (AMER3) e da Vibra (VBBR3), finalizou sua estruturação como unidade de negócio independente e finalmente começará a operar. A efetivação da parceria se deu após o cumprimento de condições precedentes, habituais em operações de natureza similar, incluindo a aprovação prévia pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em 30 de dezembro de 2021, sem restrições.
A parceria, anunciada em fevereiro do ano passado, foi consumada através da constituição da sociedade Vem Conveniência, cujo capital é detido pela Americanas e pela Vibra, ambas com participações de 50%, com o objetivo de explorar o negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustíveis, através das redes de lojas: Local e BR Mania.
A Vem Conveniência conta com 55 lojas de pequeno varejo fora de postos de combustíveis, com operação própria, e aproximadamente 1.200 lojas de pequeno varejo em postos de combustíveis, operadas por franqueados. A marca da BR Mania será mantida nas lojas dos postos de combustíveis, enquanto as lojas fora dos postos de combustíveis utilizarão a marca Local. O formato da parceria prevê tanto lojas franqueadas como a operação própria de lojas de pequeno varejo.
E Eu Com Isso?
Para a parceria, foi considerado um Enterprise Value de até R$ 995 milhões, que considera o aporte da rede de franquias BR Mania e das lojas Local. Além disso, a transação inclui um desembolso pela Americanas de R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à Vibra, com base em metas de performance.
A parceria, que deve trazer sinergias para ambas as companhias, visa oferecer uma nova proposta de valor a consumidores, franqueados, revendedores e atendentes de lojas, contando com o somatório de forças da Vibra e da Americanas, que compreende ampla experiência de varejo no mercado brasileiro, uma rede de pontos de venda com capilaridade nacional, escala e estrutura de suprimentos e logística, tecnologia e atuação no varejo digital, além de marcas reconhecidas, e representa um importante passo para a expansão no mercado de lojas de pequeno varejo no Brasil.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—