Levante Ideias - Americanas

Lojas Americanas e Americanas avançam em combinação de negócios

Como comentado no E Eu Com Isso do dia 19/10/21, a holding Lojas Americanas (LAME4/LAME3) e a Americanas SA (AMER3) estão propondo a unificação de suas classes de ações, o que tornará a companhia uma corporation, isto é, companhia com capital pulverizado e sem controle definido.

Em Fato Relevante divulgado na manhã desta quarta-feira (03), a companhia deu mais detalhes sobre a operação.

Atualmente, o grupo controlador possui 53,2% da Americanas SA, de forma direta e indireta (por meio da holding), e, após a operação, passarão a deter diretamente 29,2% da companhia, enquanto os outros 70,8% serão o free float.

Para evitar que um novo acionista tenha uma participação maior que os controladores, a companhia contará com um poison pill de 15%, mecanismo que protege a companhia de uma aquisição hostil.

A razão de troca será de 0,1860 ação AMER3 para cada ação LAME4/LAME3. Essa proporção ainda será ajustada na data da incorporação para considerar as ações adicionais que a holding venha a adquirir da Americanas com seu saldo residual de caixa.

Ademais, a proposta ainda será avaliada no dia 10/12/21 em uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) pelos acionistas minoritários. Mais detalhes da operação serão divulgados em conference call na tarde desta quarta-feira.

E Eu Com Isso?

Vemos a união das bases acionárias das companhias como positiva, deixando sua estrutura mais simples, com melhor governança e com maior liquidez.

Por ser uma holding, as ações da Lojas Americanas (LAME4/LAME3) negociam com um desconto, o famoso desconto de manutenção ou desconto de holding. Dessa forma, com a combinação, o desconto deixa de existir.

Esperamos uma reação positiva nas ações AMER3, LAME4, LAME3 no curto prazo.

Após a conclusão da operação, a companhia ainda pretende listar suas ações nos Estados Unidos, criando a Americanas Inc, algo que também vemos como positivo, possibilitando à companhia uma maior visibilidade em suas ações e a levantar capital no exterior, que normalmente possui custos menores.

Caso essa migração se concretize, os acionistas brasileiros poderão escolher entre receber BDRs ou permanecer com as ações listadas nos EUA.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Lojas Americanas e Americanas podem combinar negócios e listar ações nos EUA.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O dilema do Copom

Nesta semana será realizada a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. A certeza de que a taxa referencial Selic será elevada

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.