Levante Ideias - Jair Bolsonaro

Base estável

Na mais nova pesquisa de avaliação de governo e intenções de voto para 2022, promovida pela Genial Investimentos em parceria com a Quaest Pesquisa, a avaliação de governo do presidente Bolsonaro segue estável e confirma a recente melhora, na margem, de sua popularidade neste começo de ano.

A avaliação negativa do presidente se estabilizou em 50 pontos percentuais, em linha com o resultado de dezembro de 2021, enquanto a avaliação regular oscilou dentro da margem de erro (de 26% para 25%), assim como a avaliação positiva, que passou de 21% para 22%.

Desde setembro, o presidente lidava com sucessivas pioras em sua popularidade, passando de 48% de avaliação negativa para 56% e perdendo o piso de 20% de apoio (avaliação positiva). No entanto, esse quadro se reverteu e reforçou que há, entre a população brasileira, um eleitorado ainda fiel ao atual governo.

Entre os recortes divulgados pela rodada de pesquisas, destaca-se, também, o efeito do Auxílio Brasil sobre a melhora do desempenho da gestão Bolsonaro: entre os eleitores com renda familiar de até dois Salários Mínimos (portanto, beneficiários do programa social), a avaliação negativa do presidente voltou aos níveis de setembro (53%), após atingir 63% em novembro de 2021 e recuar 10 pontos percentuais nas últimas duas edições. Esse público, porém, se dividiu entre as avaliações positivas ou regulares: desde novembro, a avaliação regular subiu 6 pontos percentuais (de 22% para 28%) e a avaliação positiva aumentou 4 pontos percentuais (13% para 17%).

Por fim, vale observar o recente salto da pandemia de Covid-19 como principal problema do país – de 19% das respostas, em dezembro de 2021, o coronavírus passou a ser o centro das preocupações de 28% dos entrevistados. A economia (37%) segue sendo a maior preocupação do eleitorado, conforme o esperado.

Realizada entre os dias 06 e 09 de janeiro, por meio de entrevistas face-a-face e margem de erro estimada de 2 pontos percentuais, a pesquisa entrevistou 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, seguindo os critérios de estratificação definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 2021, e a Pesquisa Nacional de Domicílios do IBGE, de 2019. O nível de confiança é de 95%.

E Eu Com Isso?

As pesquisas começam a refletir o que parecia uma tendência provável e identificável para a avaliação do governo: após significativa piora da economia no segundo semestre do ano passado, principalmente em função da inflação, o eleitorado agora já parece ter absorvido a piora no cenário econômico e espera um arrefecimento dos efeitos negativos daqui para a frente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Terceira via em trânsito.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.