Levante Ideias - Eleições

Terceira via em trânsito

Enquanto as peças do xadrez político vão, lentamente, se movimentando neste início de ano, algumas definições são feitas também no espaço da chamada “terceira via” – candidatos que se apresentam como alternativas à disputa polarizada entre o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula.

De um lado, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, já iniciou viagens para realizar uma série de visitas ao Nordeste do Brasil, onde não tem apelo eleitoral e precisa conquistar espaço se quiser aumentar suas intenções de voto. Atualmente, o ex-juiz é o melhor colocado nas pesquisas, com cerca de 10% a 12% dos votos nas pesquisas estimuladas, atrás apenas de Lula e Bolsonaro.

A visão dos interlocutores de Moro é que o juiz precisa diversificar sua base de apoio – atualmente, muito concentrada no Sul e Sudeste do País – e também pautar a campanha com enfoque na economia (em especial emprego, inflação e crescimento econômico) e na saúde (em função da nova alta nos casos de Covid-19).

O diagnóstico é de que o ex-ministro apenas concentra bagagem no mundo jurídico e no combate à corrupção, o que será, a princípio, menos fundamental para as preferências eleitorais de 2022.

De outro lado, a equipe de João Doria também já vem definindo um cronograma para o governador do Estado de São Paulo. O enfoque inicial de sua campanha, que deve começar apenas em meados de março, será também a região Nordeste do País, com destaque secundário para as regiões Centro-Oeste e Norte – em antecedência, o tucano já tem feito uma série de reuniões e jantares com o setor agropecuário para estreitar laços.

Na frente econômica, integrantes do comitê do pré-candidato trabalham para entregar, ao fim de janeiro, um amplo pacote de reformas, com base na estabilização macroeconômica do País. Compõem o time, hoje, os economistas: Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo; Zeina Latif, ex-economista-chefe da XP; Ana Carla Abrão, sócia da consultoria econômica Oliver Wyman; e Vanessa Canado; ex-assessora especial para a reforma tributária do ministério da Economia de Paulo Guedes.

Em linhas gerais, acredita-se que o primeiro ano de governo deve focar, essencialmente, na promoção de reformas com foco na tributária e administrativa. Para isso, será necessário que o presidente eleito comunique com clareza os rumos da economia caso os projetos avancem, assim como atuar com outras medidas concomitantes ao programa reformista (como a abertura comercial, resgate do teto de gastos e um novo auxílio aos mais vulneráveis).

E Eu Com Isso?

Com algum respaldo dos mercados, a terceira via ainda batalha para se consolidar em torno de um ou dois candidatos competitivos.

Na atual conjuntura, os nomes mais bem posicionados são, de fato, o ex-juiz e o governador do estado de São Paulo – mas ambos não são favoritos e dependem de maiores forças político-eleitorais para conquistarem uma vaga no segundo turno de 2022.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Qual Terceira Via? | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Federações partidárias

Após minirreformas eleitorais, instituídas entre 2015 e 2017 pelo Congresso Nacional e sancionadas pelos respectivos governos presidenciais, algumas características do sistema eleitoral brasileiro foram modificadas

Read More »
Levante Ideias - BRF
E eu com isso

Incertezas no follow-on da BRF

A BRF (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta terça-feira (18) que seus acionistas aprovaram o aumento de capital (follow-on) pretendido

Read More »
Levante Ideias - Juros
E eu com isso

Juros sobem na Europa e nos EUA

Três notícias movimentam os mercados internacionais de títulos na manhã desta quarta-feira (19). A primeira foi o fato de que os juros dos títulos referenciais

Read More »
Levante Ideias - Sinqia
E eu com isso

Sinqia adquire LOTE45

A Sinqia (SQIA3) anunciou, nesta terça-feira (18), após o fechamento dos mercados, a sua segunda aquisição neste novo ciclo de crescimento inorgânico, iniciado após o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.