Levante Ideias - Aluguel de carros

Recuperação do segmento de automóveis continuará discreto em 2022

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), estima que o ano de 2022 tende a ser melhor para o setor do que 2021, com dados divulgados estimando um crescimento do mercado que pode chegar a quase 5%, na comparação anual. Se considerarmos um crescimento de 3% para o ano de 2021, a queda nas vendas em comparação com 2019 ainda fica na casa dos 20%.

O volume esperado para o ano de 2022 é de 2,2 milhões de veículos, ainda abaixo do que foi há 15 anos atrás, quando o número beirava os 2,5 milhões de veículos. Mesmo com uma alta demanda reprimida, o setor não conseguiu ter uma recuperação contundente, devido principalmente à falta de componentes no mercado, como os semicondutores.

Faltaram carros para atender os pedidos, e as montadoras ainda esperam filas por boa parte do ano de 2022. O resultado de dezembro também foi influenciado pela falta de peças, com uma queda de 15% no volume vendido em relação a 2020. 

E Eu Com Isso?

O segmento mais afetado continua sendo o de automóveis, o qual registrou queda de quase 20% em dezembro, e de 3,5% no ano de 2021. Isso ocorre porque os veículos leves costumam ter mais semicondutores do que os de carga, e a tendência é que esse número aumente cada vez mais. Para 2022, o crescimento projetado pela Fenabrave é de 4%, ainda tímido considerando a performance ruim nos últimos dois anos.

No entanto, quando olhamos para o segmento de caminhões vemos uma realidade muito diferente, ainda por conta da boa performance do agronegócio, que impulsiona a venda da linha de pesados e do e-commerce que aumenta as vendas da linha de leves.

Em 2021, o mercado de caminhões novos registrou um crescimento de mais de 40% na comparação anual, o melhor resultado desde 2014. Para 2022, a Fenabrave espera uma nova expansão de mais de 7%.

Por fim, o segmento de ônibus, o que mais sentiu os efeitos da Covid-19, continua com uma performance ruim, com as vendas caindo mais de 20% a/a em dezembro e 2% no ano de 2021. No entanto, a projeção para 2022 é de uma recuperação mais contundente, na casa dos 8% a/a.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Falta de semicondutores freia recuperação do setor automotivo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.