Levante Ideias - Cana de açúcar

Setor sucroenergético espera preços maiores do açúcar

Assim como o Brasil, outros países estão aderindo a uma política de mistura de etanol à gasolina como forma de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. A Índia antecipou sua meta de misturar 20% de etanol na gasolina até 2025, um grande aumento contra os 10% atuais. No Brasil, essa mistura atualmente é de 27%.

Tal aumento na demanda pelo biocombustível está tirando açúcar do mercado, visto que as usinas regulam seu mix de produção aumentando ou diminuindo a produção de açúcar ou etanol. Devido a mudança do mix para mais etanol, o açúcar acabou tendo uma redução na oferta nos dois principais produtores mundiais da commodity (Brasil e Índia).

Apesar de novos projetos para aumentar a oferta do produto serem possíveis, assim como a Tailândia tendo uma maior relevância no comércio global, estima-se que a demanda deve crescer mais rápido que a oferta, mantendo os preços estruturalmente em patamares mais elevados.

Apesar dessa expectativa, ainda não se sabe ao certo o impacto que a nova variante do Covid pode ter na demanda do açúcar, e o quanto uma melhora na produtividade agrícola da cana pode adicionar na oferta do produto. Lembrando que o Brasil, principal produtor mundial, teve problemas climáticos nesta safra, o que reduziu consideravelmente sua produtividade.

E Eu Com Isso?

Essa mudança estrutural na mistura do etanol na Índia eleva os preços e é favorável para as empresas do setor sucroenergético brasileiro, como Raízen (RAIZ4, líder do setor), São Martinho (SMTO3) e Jalles Machado (JALL3), além de produtores de cana, como a BrasilAgro (AGRO3).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Desempenho da São Martinho no ano-safra 2T22.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.