Levante Ideias - Cana de açúcar

Desempenho da São Martinho no ano-safra 2T22

A São Martinho (SMTO3), uma das maiores empresas do setor sucroenergético brasileiro, anunciou seus resultados referentes ao segundo trimestre do ano-safra 2021/22 na noite desta segunda-feira (08). Seus números vieram muito fortes, com crescimento nas principais linhas e melhora de margens.

Nos primeiros 6 meses da safra, a companhia processou 18,4 milhões de toneladas de cana, uma redução de 8,3% em relação ao mesmo período da safra anterior. O ATR (Açúcar Total Recuperável) teve uma queda menor, de 7,1%, por conta da melhor produtividade (ATR médio em kg/ton).

O volume de cana processado também foi abaixo do guidance da empresa. Essa queda é decorrente principalmente da estiagem prolongada dessa safra e das geadas ocorridas em julho. Com o fim da moagem dessa safra, agora a companhia volta seus esforços para a comercialização de seu estoque de açúcar e etanol.

Apesar da menor moagem no período, a receita líquida teve um crescimento de 54% vs 2T21, por conta dos maiores preços médios de comercialização de etanol (+68,2%), energia (+47,9%) e açúcar (+43%).

Já o Ebit caixa ajustado totalizou R$ 489,9 milhões, um expressivo aumento de 99,4% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 9,4% em relação ao trimestre anterior, com uma melhora também na margem (34,4% vs 26,6% e 33,9%).

Na última linha do demonstrativo, o lucro líquido foi de R$ 368,4 milhões, um aumento de 94% contra o mesmo período do ano anterior, demonstrando o ótimo momento vivido pelo setor.

E Eu Com Isso?

Apesar dos efeitos negativos decorrentes do clima, a São Martinho apresentou um forte resultado, impulsionado pela forte alta dos preços de seus produtos. Dessa forma, esperamos um impacto positivo nas ações da companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da CBA (CBAV3) do 3T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Vacina Moderna
E eu com isso

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Emendas ficam

O Congresso Nacional aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Resolução 4/2021, que viabiliza o pagamento de emendas de relator e busca adaptar tal modalidade

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.