A Localiza (RENT3) sugeriu ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que estaria disposta a vender a marca Unidas (LCAM3), se fosse necessário, para conseguir a aprovação do órgão regulador em relação ao plano de incorporar a locadora concorrente ao seu negócio.
A decisão sobre a fusão das duas companhias precisa ser dada pelo Cade até o dia 6 de janeiro.
Além disso, a companhia também ofereceu vender algo próximo de 30 mil carros, que corresponde a algo próximo de 6,5% da frota combinada, para obter o parecer favorável do Cade.
A fusão tem causado desconforto às concorrentes do mercado, com a Movida (MOVI3) entrando como “terceiro interessado” no processo, no qual também participam as locadoras Fleetzil, do Grupo Volkswagen, a Ouro Verde e a Ald Automotive, todas demonstrando preocupações com os documentos enviados ao Cade.
Ademais, a venda da marca Unidas significaria vender as lojas e a bandeira para um concorrente ou um novo player, junto com uma parte da frota da empresa, ficando apenas com a gestão de frotas da companhia.
E Eu Com Isso?
O processo no Cade já se alonga há algum tempo por se tratar de uma operação complexa, com a SG (Superintendência-Geral) do órgão tendo, em setembro, recomendado remédios que foram considerados menos amargos do que o esperado.
Entre os principais, estão o desinvestimento de frotas e agências em municípios e aeroportos com sobreposição entre Unidas e Localiza, a renúncia da utilização de uma das plataformas de comparação de preço, além da permissão da entrada da Vanguard no país, controladores canadenses da Locamerica que tem um acordo que impede a entrada de suas marcas no país.
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