A Irani (RANI3), empresa de papel e embalagens, divulgou na sexta-feira (29) seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021. Trata-se de números recordes, com crescimento na receita, ebitda, lucro e margens.
A receita líquida no trimestre teve um crescimento de 65,5% comparado ao mesmo período de 2020. O forte crescimento na receita se deve a um aumento nos preços médios de todos os segmentos da companhia, visto que atualmente a Irani opera praticamente em sua capacidade máxima.
Sua principal linha de negócios é Embalagem de Papelão Ondulado (PO), que representou 57% da receita. Esse segmento teve uma queda de 7,7% no volume vendido, o que fez com que a participação de mercado da Irani caísse de 4,2% no 3T20 para 4,0% no 3T21. Porém, os preços médios por tonelada tiveram um aumento de 78,8% no período, o que mais que compensou a queda no volume.
As outras linhas de negócio são Papel para Embalagens e Florestal e Resinas, que representaram 32% e 11% da receita do trimestre, respectivamente. O mercado externo representou 15% da receita, sendo o principal destino das exportações a Europa.
O principal custo da Irani são as aparas, que são sobras de papel reciclado. O preço das aparas teve uma queda do 2T21 para o 3T21, o que elevou a margem bruta da companhia de 38,1% para 41,6%.
Ademais, o crescimento da receita e a melhora das margens fez com que o Ebitda ajustado da companhia tivesse um substancial aumento de 152,2% no período, com uma melhora na margem de 21,3% (3T20) para 32,4%.
E Eu Com Isso?
A Irani apresentou fortes resultados no trimestre, surfando muito bem o ótimo momento vivido pelo setor, com forte demanda por embalagens de papel utilizadas pelo setor alimentício, e-commerce e delivery.
Apesar do ótimo resultado, as ações da companhia tiveram uma queda de 0,9% na sexta-feira, contaminadas pelo cenário negativo da bolsa.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—