Levante Ideias - Petrobras

Petrobras divulga relatório de produção e vendas do 3T21

A Petrobras (PETR4/PETR3) divulgou, na noite desta quarta-feira (20), seu Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre de 2021. O resultado veio modesto, com uma produção inferior e um volume de vendas com leve crescimento.

A produção total de óleo e gás atingiu 2,830 milhões de barris equivalentes de petróleo (Mboed) por dia no trimestre, um recuo de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado e um aumento de 1,2% em relação ao 2T21.

O destaque no resultado foi o pré-sal, que já é responsável por 71% da produção total da estatal, vs 67% no 3T20. O avanço na produção do pré-sal foi de 1,35% em relação ao 3T20 e de 3,3% em relação ao 2T21, impulsionados pela maior média de produção do trimestre do FPSO P-70 (campo de Atapu) e a entrada em operação do FPSO Carioca, na bacia de Santos.

A unidade será a maior plataforma em operação no Brasil em termos de complexidade, com capacidade para processar até 180 Mbpd de óleo e 6 milhões de m3 de gás natural.

No pós-sal, a produção foi de 501 Mbpd, queda de 13,8% em relação ao 3T20, devido a perdas por paradas de manutenção e ao declínio natural dos reservatórios.

Ademais, a produção em terra e águas rasas teve a maior queda, de 28% no mesmo período, decorrente também do declínio natural de produção e principalmente do desinvestimento de campos do Polo Rio Ventura, vendidos à 3R Petroleum (RRRP3).

Já a produção de gás natural teve uma queda de 1,5% em relação ao segundo trimestre e de 3,75% vs o terceiro trimestre de 2020, totalizando 520 mil BOE/dia.

A produção de refino se manteve estável (-0,2%) vs o 3T20, contabilizando 1.932 Mbpd. Já o volume total de vendas no mercado interno teve um crescimento de 10,5% no mesmo período, impulsionados pelas vendas de gasolina, diesel e QAV.

Além disso, o fator de utilização total do parque de refino foi de 85%, mesmo número do 3T20 e acima dos 75% do 2T21, quando houve paradas programadas em algumas refinarias.

Em relação às suas vendas consolidadas (mercado interno e externo), a Petrobras registrou um aumento de 0,2% no trimestre contra trimestre, contabilizando 3.164 Mbpd no 3T21.

No mercado interno, houve um aumento de 10,2%, enquanto o externo teve uma queda de 19,7%. Houve um grande aumento na exportação e uma queda na exportação de seus produtos, principalmente da gasolina, explicados pelo aumento das vendas no mercado doméstico.

E Eu Com Isso?

Apesar da queda na produção, vemos como positiva a estratégia da companhia de desinvestir em ativos não estratégicos (campos em terra, águas rasas e pós sal) e investir na exploração e produção em campos no pré-sal, que possui um petróleo de maior qualidade e melhores retornos para a companhia.

Portanto, vemos o resultado predominantemente positivo.

Apesar disso, esperamos uma reação negativa nas ações da companhia por conta do aumento do risco fiscal e político, que tanto influenciam suas ações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: 3R e PetroRio querem campos da Petrobras.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.