Vale - VALE3 - Levante Investimentos (IMG2)

Vale divulga prévia operacional e retoma metas para níquel e cobre

A Vale (VALE3) divulgou, na noite desta terça-feira (19), sua prévia operacional referente ao terceiro trimestre de 2021. O trimestre foi marcado pelo aumento da produção de minério de ferro e carvão e pela forte queda nos preços do minério de ferro (-US$ 37 dólares/dmt do índice 62% Fe vs 2T21) levando a uma revisão na produção e venda de produtos de minério de ferro de alta sílica.

De acordo com o Relatório de Produção, a mineradora produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro no 3T21, correspondente a uma alta de 18,1% na comparação trimestral (3T21 vs 2T21) e de 0,8% na comparação anual (3T21 vs 3T20).

Ademais, o forte avanço na comparação com o trimestre anterior se deve à melhora sazonal das condições do Sistema Norte, com menores níveis de chuva, garantindo a estabilidade da produção e resultando no aumento do desempenho de Serra Norte e S11D.

Outro fator que contribuiu significativamente para o forte resultado trimestral foi o aumento da produção de Vargem Grande por processamento a seco com o ajuste do fluxo de uma de suas plantas de processamento a úmido e a melhora do desempenho de Itabira devido a uma melhora do run of mine (ROM), que é o carvão bruto obtido diretamente da mina disponibilizado.

Adicionalmente, a Vale informou que houve uma maior compra de terceiros, embora proporcionalmente menor do que no trimestre anterior, 5,8% da produção total no 3T21 vs 6,2% no 2T21, com a Fábrica atingindo sua capacidade total de 6 Mtpa, após a retomada do processo de beneficiamento no 2T21.

No acumulado dos nove primeiros meses de 2021, a expansão da produção de minério de ferro foi de 8%.

E Eu Com Isso?

Os resultados operacionais da companhia vieram mistos, com aumento da produção de minério de ferro e resultados de vendas um pouco abaixo das expectativas.

Pesou negativamente a queda na produção de níquel acabado, que foi 27,2% inferior ao 2T21, com um volume de vendas de 41,8 kt no 3T21, 11,8% inferior ao 2T21, principalmente devido à paralisação dos funcionários em Sudbury, que interromperam as operações por 70 dias, dos quais 40 dias no 3T21, com um impacto de 11kt na produção de níquel acabado no trimestre. A produção de cobre também caiu 5,7% na comparação com o 2T21.

Dessa forma, esperamos um impacto negativo nas ações da Vale (VALE3). O impacto da queda dos preços do minério de ferro também deve preocupar os investidores nos próximos meses.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O que vale para a Vale, dividendo ou preço do minério? | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.