Levante Ideias - Caixa Econômica

Manifesto do setor privado

Durante o fim de semana, foi noticiado que o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal estariam de saída da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O motivo da desfiliação seria a assinatura da entidade em uma carta, que deve ser divulgada ainda nesta semana, demonstrando preocupação com a escalada de tensão entre os Três Poderes brasileiros.

A adesão ao documento foi votada e aprovada no Conselho Diretor da entidade, cujos membros representam bancos de alto calibre, como Itaú, Bradesco, Santander, entre outros.

Na visão da Caixa e do Banco do Brasil, porém, o gesto representaria uma manifestação política e contrária ao governo – quebrando a pressuposta neutralidade da Febraban.

O manifesto conta já com mais de 200 assinaturas e foi encabeçado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Houve ajuste no texto original – com origem na Febraban – para amenizar a crítica mais enfática à atual conjuntura.

O presidente Bolsonaro não foi citado e a carta, de apenas três parágrafos, pede harmonia entre Poderes e foco na superação dos problemas estruturais do País.

Entre os signatários, é possível citar a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), além de nomes conhecidos do mercado, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Guilherme Leal, da Natura.

Segundo informações preliminares, a saída do BB e da Caixa tem o apoio dos respectivos presidentes, Fausto Ribeiro e Pedro Guimarães, além da anuência do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Apesar de não haver nenhuma confirmação deste movimento, os próximos dias devem trazer maiores desdobramentos sobre o tema.

E Eu Com Isso?

Não obstante a falta de confirmação sobre possível desembarque dos bancos estatais da Febraban, os ruídos devem trazer consequências negativas para o setor bancário nesta segunda-feira (30).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Taleban, geopolítica e poder | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.