Durante o fim de semana, foi noticiado que o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal estariam de saída da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
O motivo da desfiliação seria a assinatura da entidade em uma carta, que deve ser divulgada ainda nesta semana, demonstrando preocupação com a escalada de tensão entre os Três Poderes brasileiros.
A adesão ao documento foi votada e aprovada no Conselho Diretor da entidade, cujos membros representam bancos de alto calibre, como Itaú, Bradesco, Santander, entre outros.
Na visão da Caixa e do Banco do Brasil, porém, o gesto representaria uma manifestação política e contrária ao governo – quebrando a pressuposta neutralidade da Febraban.
O manifesto conta já com mais de 200 assinaturas e foi encabeçado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Houve ajuste no texto original – com origem na Febraban – para amenizar a crítica mais enfática à atual conjuntura.
O presidente Bolsonaro não foi citado e a carta, de apenas três parágrafos, pede harmonia entre Poderes e foco na superação dos problemas estruturais do País.
Entre os signatários, é possível citar a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), além de nomes conhecidos do mercado, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Guilherme Leal, da Natura.
Segundo informações preliminares, a saída do BB e da Caixa tem o apoio dos respectivos presidentes, Fausto Ribeiro e Pedro Guimarães, além da anuência do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Apesar de não haver nenhuma confirmação deste movimento, os próximos dias devem trazer maiores desdobramentos sobre o tema.
E Eu Com Isso?
Não obstante a falta de confirmação sobre possível desembarque dos bancos estatais da Febraban, os ruídos devem trazer consequências negativas para o setor bancário nesta segunda-feira (30).
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—