O Grupo Vitru, companhia listada na Nasdaq (NASDAQ:VTRU), anunciou na noite desta segunda-feira (23) a compra da UniCesumar, instituição de ensino paranaense que possui 330 mil alunos, com a maioria na modalidade virtual.
A transação avalia a empresa em R$ 3,2 bilhões, sendo o pagamento de R$ 2 bilhões em dinheiro e o restante em novas ações da Vitru.
As famílias fundadoras da companhia vão participar diretamente da gestão da companhia combinada.
Ainda há a possibilidade de três pagamentos adicionais, atrelado à expansão de vagas do curso de medicina da UniCesumar.
Com a aquisição, o Grupo Vitru passará a disputar a liderança no mercado de educação on-line, com cerca de 635 mil alunos matriculados e presença por todo o território nacional.
A empresa também possuirá a graduação em medicina, um dos cursos mais rentáveis do setor devido ao valor das mensalidades.
Atualmente, a UniCesumar possui 1,6 mil vagas em cursos nas áreas de saúde, sendo 348 em medicina, sem contar vagas nos programas ProUni e Fies, ainda podendo abrir mais 50 vagas para novos médicos em até 36 meses.
Mesmo com o foco em ensino a distância, a UniCesumar vem conseguindo manter a nota máxima na avaliação do ministério da educação nos últimos dez anos, algo que chama a atenção em relação a seus principais concorrentes.
A concretização da transação ainda depende da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), comum nesse tipo de negócio.
Porém, não deve ser um empecilho na aquisição.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a aquisição é positiva para o grupo Vitru, a combinação com a UniCesumar cria uma das maiores companhias de EAD no Brasil, além de um grande número de alunos de medicina.
Esperamos impactos positivos nas ações da companhia (NASDAQ:VTRU) no curto prazo. O dos BDRs deve agradar bastante seus acionistas.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—