Levante Ideias - Educação Jannoon

Negócios na Educação Básica

este fim de semana, a Arco Educação (ARCE: Nasdaq) anunciou mais uma aquisição. Ela comprou os sistemas de ensino COC e Dom Bosco por 920 milhões de reais para complementar o seu portfólio e ampliar a base de alunos para 1,9 milhão no total.

A transação será efetivada com pagamento em dinheiro e o valor da aquisição representa cerca de 14,4 vezes o múltiplo EV/Ebitda de 2020. Os múltiplos estão levemente acima dos 13 vezes pagos pelo sistema de educação da Positivo, também pela Arco (1,6 bilhão de reais) e um pouco abaixo dos 16,6 vezes envolvendo a troca de ativos da Eleva com a Cogna (COGN3).

O movimento marca a continuidade da consolidação e foco em nichos específicos das empresas de educação no País, com o grupo Pearson (líder mundial no setor e vendedora da COC e Dom Bosco) focando no ensino de idiomas com as bandeiras Wizard, Yázigi e Skill e, por sua vez, a Arco ampliando a presença e buscando escala para sua plataforma de ensino.

A transação ainda passará pelo aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), assim como a troca de ativos pela Eleva e Cogna, anunciada em fevereiro.

E Eu Com Isso?

Há quatro empresas do setor de educação listadas na B3: Cogna (COGN3), Anima (ANIM3), Yduqs (YDUQ3) e Ser Educacional (SEER3). Com a presença cada vez menor do programa de financiamento estudantil FIES no balanço das gigantes de educação, o foco das empresas vem migrando para segmentos mais específicos do nível superior que possuem um baixo grau de evasão, como medicina, e para a educação básica, que não depende de financiamento estudantil pesado, sendo um segmento mais resiliente e essencial na economia.

Um movimento mais forte na educação básica vem sendo liderado pela Arco (ARCE: Nasdaq) e pela Cogna (COGN3), esta última realizando a abertura de capital da Vasta Educação (VSTA: Nasdaq), que atualmente são líderes em participação de mercado na educação básica, considerando o alcance do sistema de educação, com mais de 60 por cento totalizados.

Já no lado do ensino superior, percebemos as quatro grandes empresas da B3 seguindo na mesma direção e preparando o terreno à espera da recuperação econômica do País e do fim da pandemia para captar alunos em nichos mais resilientes e rentáveis, mudando o perfil do portfólio e realizando mudanças em seus ativos, inclusive com maior investimento na educação a distância (EAD), que permite uma escala maior de operação e menores custos (para cursos que a presença física não é essencial).

Enxergamos o setor de educação como um dos mais afetados pela pandemia na B3, de modo que ainda depende fortemente do fluxo de pessoas e do nível de emprego no país, sobretudo no nível superior. Na educação básica, as duas empresas líderes (Vasta e Arco) parecem se favorecer dos investimentos e suas plataformas virtuais, aproveitando o momento ruim do setor para consolidar ativos com aquisições mais baratas, se aproveitando dos recursos levantados em seus IPOs nas Nasdaq nos EUA.

A Vasta ainda parece mirar aquisições interessantes e começa a ensaiar um movimento já feito pela Arco de adquirir concorrentes, inclusive estando no páreo pela aquisição da COC e Dom Bosco desta vez.

Enxergamos como positivo este movimento no setor de educação para as empresas citadas, de modo que o foco maior em segmentos mais específicos tende a ter um ganho de escala e eficiência para a operação.

Podemos traçar um paralelo com o setor de calçados que recentemente presenciou a troca de ativos da Alpargatas, Vulcabrás e Grendene, cada uma focando em seu nicho mais forte, porém para o setor de educação, a recuperação e os resultados da consolidação ainda podem demorar mais que os demais setores da economia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Troca de Ativos entre Cogna (COGN3) e Eleva deve ocorrer em breve.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.