Levante Ideias - Banco Central China

China mantém taxa de juros

O Banco Central Chinês (PBoC) manteve sua taxa básica de juros de um ano estável em 3,85% pelo décimo sexto mês consecutivo, enquanto a taxa de cinco anos, usada como referência na determinação de empréstimos no mercado imobiliário chinês, foi conservada em 4,65%.

A evolução da taxa de cinco anos é de especial interesse em razão da elevada alavancagem do setor imobiliário na China, em geral, e de sua principal construtora, Evergrade, em particular.

As dívidas da empresa correspondem a algo no entorno de 300 bilhões, ou 2% do PIB (Produto Interno Bruto) chinês de 2020.

A equalização do problema é particularmente difícil, na medida em que o governo chinês, após a má experiência de excessivos gastos na crise de 2008, desta vez tem agido com maior parcimônia, mantendo as taxas até muito recentemente em valores mais altos entre emergentes, que agora voltam a normalizar sua Política Monetária.

Trata-se de uma difícil tarefa a harmonização entre o socorro ao balanço da companhia, que, se falir, traria a economia chinesa a reboque, e a parcimônia no refinanciamento de crédito considerado ruim.

Embora o partido chinês não tenha imposto uma meta ambiciosa de crescimento para esse ano (6%), as metas têm tido o efeito de fazer com que a economia chinesa venha operando a marcha forçada ano após ano.

No primeiro semestre, por exemplo, o estoque de crédito avançou 12,6%, enquanto a oferta de moeda sofreu alta de 8,6%.

E Eu Com Isso?

Os mercados iniciam esta sexta-feira em queda nos contratos futuros do índice americano S&P 500 e de queda nos contratos futuros do Ibovespa.

As notícias são negativas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Redução de estímulos ganha força no Fed.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.