O imbróglio que envolve a recuperação judicial da mineradora Samarco ganhou mais um capítulo. Nesta quarta-feira (18), o Ministério Público de Minas Gerais pediu à Justiça o arresto cautelar dos bens da Vale (VALE3) e da australiana BHP, controladoras da Samarco, no valor de R$ 50,7 bilhões, correspondentes à totalidade das dívidas da Samarco, de acordo com o pedido de recuperação judicial.
O Ministério Público pediu ainda a suspensão da recuperação judicial da Samarco e a desconsideração de sua personalidade jurídica.
Tal medida busca responsabilizar os sócios da companhia para que respondam com seus bens pelo passivo incluído no processo.
Para o Ministério Público, a recuperação judicial da Samarco está sendo utilizada como manobra pelas duas acionistas da empresa, a Vale e a BHP, para se esquivarem da responsabilidade pelo passivo da Samarco e receberem todos os valores já aportados na mineradora controlada.
E Eu Com Isso?
A notícia é negativa para as ações da Vale (VALE3) que encerraram o pregão desta quarta-feira com forte queda de 3,36%.
Para o MP, a Vale e a BHP possuem responsabilidade direta sobre as obrigações socioambientais acarretadas pela tragédia da Samarco com o rompimento da barragem de Mariana (MG) em 2015.
A Samarco afirmou em nota que não foi notificada pelo MP de Minas Gerais reforçando que a recuperação judicial foi a alternativa encontrada para a empresa manter sua função social, os empregos e benefícios para as comunidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, possibilitando ainda a manutenção das ações de reparação e compensação dos danos relativos ao rompimento da barragem.
A Vale, assim como a Samarco, afirmou que não foi notificada sobre a ação do MP e que analisará se irá se manifestar nos autos.
Em complemento, os preços do minério de ferro na China vem despencando, com queda de mais de 10% no último fechamento por lá, com temores da nova onda de Covid.
Tal motivo está acarretando em fechamento de portos e interrupção de diversas atividades da economia real no país, colocando uma trajetória ruim para as ações de mineração e siderurgia no curto prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—