De acordo com informações de mercado, o Alibaba Group (BABA) já espera pelo fim dos incentivos fiscais do governo para a indústria da internet, adicionando alguns bilhões de dólares em custos para as maiores corporações da China, à medida que o governo chinês estende seus esforços para controlar o setor.
A maior empresa de e-commerce da China teria comunicado a alguns investidores nas suas reuniões pós earnings ao longo desta semana que o governo parou de tratar alguns de seus negócios como os chamados Key Software Enterprises (KSE) – uma designação que conferia uma taxa de imposto preferencial de 10%, segundo informações.
Daqui para frente, o Alibaba alertou que a maioria das empresas de internet provavelmente não desfrutará mais de uma alíquota tão baixa de 10%.
Nos últimos anos, o governo da China concedeu uma ampla gama de incentivos fiscais e ajudas financeiras ao seu agora gigante setor de internet.
Enquanto a alíquota padrão do imposto de renda corporativo no país é de 25%, aqueles que se qualificam como empresas de alta tecnologia desfrutam de uma alíquota de 15% e uma alíquota ainda mais generosa de 10% é – ou era – concedida àqueles considerados “operadores de software essencial”.
E Eu Com Isso?
A notícia é negativa para todas as principais ações de tecnologia negociadas nas bolsas dos Estados Unidos.
Contudo, como a notícia não configura nenhuma comunicação oficial, acreditamos que o impacto negativo é limitado. Soma-se ainda o fato de os preços já refletirem um alto grau de intervenção nos negócios.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—