A farmacêutica Hypera Pharma (HYPE3) divulgou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021 na sexta-feira (23) após o fechamento do mercado. O resultado foi bom, com destaque para o lucro líquido, receita líquida, Ebitda e crescimento orgânico de sell-out.
O lucro líquido da farmacêutica cresceu 18,7% em relação ao mesmo período de 2020, registrando R$ 470,7 milhões no 2T21. Já a receita líquida cresceu 43,5% na comparação anual, totalizando R$ 1,5 bilhão no 2T21.
O forte crescimento foi impulsionado pela contribuição do portfólio de medicamentos adquirido da Takeda e da família Buscopan, além do crescimento da venda ao consumidor final, o chamado “sell-out” que registrou alta de 23,3% na comparação trimestral.
A alta do sell-out já é superior ao crescimento do mercado pelo terceiro trimestre consecutivo, e é resultado das iniciativas da empresa para impulsionar seu crescimento sustentável de longo prazo, refletindo o aumento de investimentos em marcas líderes.
Segundo a Hypera, quando excluída a contribuição do portfólio adquirido da Takeda e Buscopan, o crescimento da receita líquida foi de 10%.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 29,7% entre abril e junho, registrando R$ 578,3 milhões.
Ademais, considerando o Ebitda das Operações Continuadas, a alta foi de 31%, somando R$ 591,9 milhões.
Os investimentos totais em pesquisa e desenvolvimento, incluindo o montante capitalizado como ativo intangível, foram de R$ 373,2 milhões nos últimos 12 meses, ou 39,2% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.
O Índice de Inovação, por outro lado, que corresponde ao percentual da receita líquida proveniente de produtos lançados nos últimos cinco anos, foi de 25% no 2T21, em relação a 31% no 2T20. Se excluído o portfólio de medicamentos adquirido da Takeda e da Buscopan, o índice de inovação alcançou 33% no 2T21.
E Eu Com Isso?
Os resultados divulgados pela Hypera vieram com mais um trimestre forte e, portanto, esperamos impacto positivo nas ações da companhia (HYPE3).
Percebemos uma avenida de crescimento interessante para a Hypera, com a companhia gradualmente expandindo sua capacidade produtiva, gerando caixa de maneira consistente e ganhando mercado. Seu portfólio tem reunido, cada vez mais, marcas e produtos relevantes.
Um dos destaques do trimestre foram os medicamentos de uso crônico, produtos dermatológicos, vitamina D e suplementos.
A Hypera vem reforçando sua participação nesses segmentos nos últimos anos com vários lançamentos relevantes em dermatologia e em vitamina D, com sua marca líder, a Addera D-3.
Além disso, no segmento de Consumer Health, os destaques ficaram com produtos gastrointestinais, com destaque para o crescimento das marcas Engov, Epocler, Tamarine, Gastrol, além de suplementos e vitaminas.
O desempenho desse segmento teve forte aceleração desde o início da pandemia e vem crescendo num ritmo superior à média do crescimento de Consumer Health nos últimos anos, desempenho este que contribuiu para o ganho de participação de mercado da Hypera Pharma em Consumer Health no 2T21.
As despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 18%, para R$ 182 milhões. Despesas com vendas representaram 10,1% da receita líquida, uma redução de 3,3 pontos percentuais na comparação com o 2T20.
A redução é consequência da diluição das despesas comerciais e dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Por fim, a Dívida Líquida/Ebitda ficou em 2,7 vezes no 2T21, lembrando que as recentes aquisições de ativos que irão aumentar sua alavancagem, não entram neste cálculo, devido a se concretizarem após o fechamento do segundo trimestre.
A farmacêutica adquiriu recentemente 12 produtos da marca Sanofi e da marca de dermocosméticos Bioage, expandindo seu portfólio de produtos.
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