Na terça-feira (20), a Petrobras (PETR3/PETR4) divulgou a lista dos oito indicados da União para as oito cadeiras para o conselho de administração da companhia. Até o momento, a eleição já conta com onze candidatos para a disputa.
Os candidatos sugeridos pela União são todos atuais conselheiros da estatal, sendo estes: Eduardo Bacellar, Joaquim Silva e Luna (presidente), Ruy Schneider, Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Márcio Weber, Murilo Marroquim e Cynthia Silveira. Além destes, também foi indicado para compor o conselho o conselheiro de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Carlos Lessa Brandão, selecionado a partir de uma lista tríplice.
Concorrerão também ao cargo os candidatos Juca Abdalla, Marcelo Gasparino e Pedro Medeiros, todos sugeridos pelos acionistas minoritários da companhia (Absolute Investimentos, Moat Capital e Banco Clássico), em um movimento que busca ampliar a representatividade dos minoritários no colegiado da estatal.
A AGE (Assembleia Geral Extraordinária) que promoverá o pleito tem previsão de ser convocada até o final de julho, sem data definida ainda.
E Eu Com Isso?
A convocação de uma nova AGE visa endereçar um impasse com os minoritários que já se arrasta desde abril, quando investidores atribuíram o fracasso da tentativa de aumentar o número de representantes no conselho da Petrobras às inconsistências no sistema de votação da B3.
Na época, Marcelo Gasparino, único indicado pelos minoritários a conseguir uma vaga, renunciou após a posse, de modo a forçar uma nova eleição para o conselho.
Nesse contexto, vemos como positiva a tentativa de ampliação da representatividade dos acionistas minoritários na administração da companhia, podendo acarretar um maior nível de governança, assegurando seu voto em reuniões do conselho.
Apesar da nova convocação visar resolver o imbróglio relacionado às cadeiras do conselho, não vemos este movimento impactando as ações da companhia (PETR3/PETR4) para o curto prazo, esperando uma reação neutra destas.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—