A calculadora de investimentos foi criada para que fosse possível aos investidores calcular, de maneira simples e fácil, o retorno estimado das aplicações financeiras.
Além da possibilidade da simulação de ganhos em determinados ativos, é possível utilizar a ferramenta para comparar a rentabilidade entre diferentes aplicações.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o artigo!
Como funciona uma calculadora de investimentos?
Na maioria dos casos, a calculadora de investimentos funciona apenas para o cálculo de aplicações em renda fixa, dado que o retorno dessas aplicações são mais previsíveis e seguem, muitas vezes, um padrão estabelecido.
Entre os tipos de aplicações que podem ser usados nessas calculadoras para o cálculo de investimento estão:
Para o cálculo de rentabilidade, a ferramenta associa diferentes elementos da aplicação simulada em suas contas, utilizando as seguintes informações como base.
- capital inicial;
- taxa de juros;
- tempo de investimento;
- indexadores e índices econômicos;
- aportes mensais;
- custos e despesas.
Vale dizer também que existem diversas calculadoras de investimento no mercado, como lhe mostraremos no tópico abaixo. Assim, os fatores levados em consideração nos cálculos podem ser diferentes.
3 calculadoras de investimentos para conhecer
Não sabe qual calculadora de investimentos usar? Confira 3 dicas!
Vale ressaltar que todas as calculadoras fazem uma simulação de ganhos em determinados investimentos. Ou seja, mesmo com o preenchimento correto de todos os dados, a rentabilidade do investimento pode apresentar variações ou oscilações.
Isso porque as aplicações financeiras podem sofrer mudanças em seus rendimentos de acordo com as variáveis econômicas.
Dessa forma, é fundamental que o investidor tenha uma visão analítica do cenário para que possa avaliar os diferentes tipos de ativos e cenários econômicos. E, mais importante, para saber quais são os melhores ativos a depender do cenário.
Mas… Como é possível saber quais são esses melhores ativos?
Multiplique seus ganhos com a série Carta do Estrategista
É por isso que estamos aqui: para te ajudar a encontrar esses ativos e ganhar de verdade investindo no mercado.
A Levante Ideias possui a série Carta do Estrategista, liderada por Rafael Bevilacqua, nosso estrategista-chefe, cujo objetivo é fazer com que o investidor tenha acesso aos investimentos com melhor potencial de ganho no mercado atualmente.
Para fazer suas recomendações exclusivas, Rafael e sua equipe fazem uma análise Top-down do mercado e dos ativos, identificando os movimentos macroeconômicos que trazem as melhores possibilidades de alta para certas ações.
Até agora, apenas em 2021, o resultado tem sido bastante positivo… Dê só uma olhada abaixo:
Enquanto a Carteira Recomendada do Carta do Estrategista acumula, em 2021 (até 01/06), 20,4% de rentabilidade, o Ibovespa tem uma alta de apenas 7,8%. É uma boa diferença – e que pode mudar o patamar da sua vida financeiramente.
Por fim, gostou de saber sobre a calculadora de investimentos e como é possível obter uma análise de mercado mais assertiva? Conheça também a série fundos de investimento.