Na noite desta quinta-feira (24), a Via (VVAR3), antiga Via Varejo, informou ao mercado que passou a colaborar novamente com a empresa especializada na mensuração e análise do comércio eletrônico brasileiro Ebit Nielsen.
A companhia divulga diversos dados do e-commerce, entre eles a participação de mercado das principais atuantes no setor.
Segundo a Ebit Nielsen, o mercado de e-commerce do país é 10% maior do que a companhia estimava anteriormente.
Essa reavaliação do tamanho do mercado se deve à Via, que voltou a compartilhar seus dados com a Ebit, algo que não fazia desde janeiro de 2019.
O novo tamanho de mercado estimado pela Ebit é de R$ 95,7 bilhões, ou R$ 8,7 bilhões a mais que os R$ 87 bilhões estimados anteriormente, e esses quase R$ 9 bilhões a mais de receita são totalmente atribuíveis à Via.
E Eu Com Isso?
A Via, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio (atualmente Ponto), passou por um período delicado nos últimos anos, mas conseguiu arrumar a casa após um turnaround (grande reestruturação na empresa) bem-sucedido que começou em 2019.
Mesmo assim, ainda se acreditava que a empresa estava bem atrás de seus concorrentes na “guerra do e-commerce” brasileiro, principalmente da Magazine Luiza (MGLU3), referência no setor.
Porém, com esses novos dados, a participação de mercado da companhia é muito maior do que se acreditava anteriormente, podendo chegar a 21%.
Segundo dados do primeiro trimestre, a Via teve um GMV (Gross Merchandise Volume) de R$ 18 bilhões em 2020, que representa 21% do faturamento da nova estimativa da Ebit.
Todavia, esses números não levam em consideração o Mercado Livre (MELI34), que não reporta seus números à Ebit.
Esperamos uma reação positiva nas ações da companhia (VVAR3) no curto prazo com esses novos dados sobre o mercado.
Esses dados devem ficar ainda melhores para a empresa, à medida que ela continua melhorando suas operações e ganhando participação de mercado, como ela vem fazendo nos últimos seis trimestres, onde obteve um crescimento de vendas acima do mercado, utilizando a força de suas marcas.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—