Levante Ideias - Linx (LINX3)

Cade aprova compra da Linx

Nesta quarta-feira (16), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, sem restrições, a compra da desenvolvedora de software de gestão para o varejo Linx (LINX3) pela empresa de pagamentos Stone (STNE: Nasdaq)

O relator do processo, conselheiro Sérgio Ravagnani, concordou com o entendimento da Superintendência-Geral do Cade a favor da autorização da aquisição, não estabelecendo restrições para a operação.

Em parecer, a Superintendência-Geral não enxergou prejuízo para a concorrência conforme alegavam as concorrentes, que tiveram seus recursos negados.

A operação aconteceu em novembro de 2020 em uma negociação de R$ 6,8 bilhões, encerrando uma disputa que vinha sendo travada com a Totvs (TOTS3), desde agosto do mesmo ano, quando a proposta foi anunciada.

A Totvs chegou a enviar uma proposta para a Linx em 2020, que segundo o Comitê independente da Linx, não foi considerada efetiva devido à documentação insuficiente e a diversas falhas no conteúdo.

Os principais pontos levantados pelo comitê foram a recomendação da opinião do banco de investimento BR Partners de que a operação com a Stone traria maiores vantagens financeiras e o tempo de aprovação da operação pelo Cade seria inferior na fusão com a Stone.

E Eu Com Isso?

Apesar da aprovação já ser esperada, acreditamos que o fim do processo que demorou mais de meio ano para ser concluído traga impacto positivo nas ações da Stone devido ao fim da incerteza quanto a possíveis restrições na aprovação.

Acreditamos que os impactos nas ações da Linx sejam limitados, uma vez que a companhia já vinha sendo precificada de acordo com os termos fechados na negociação entre as companhias.

A Linx possui uma base de cerca de 50 mil clientes no varejo, no Brasil e no Exterior, operando sistemas de gestão integrados.

O negócio dará à Stone acesso direto a cerca de 45% dessa base, entrando em um mercado ainda pouco penetrado pela empresa, que atua no segmento de soluções em meios de pagamento, em grande parte via maquininhas (adquirência).

A aquisição da Linx, deve transformar a Stone em uma provedora integrada de software e pagamentos, num momento em que a indústria de pagamentos no Brasil vem sendo transformada por novos rivais e tecnologias, como a plataforma de pagamentos instantâneos Pix, lançada no final de 2020 pelo Banco Central.

A operação entre Linx e Stone verticaliza e dá uma competitividade extra a ambos os negócios, pois se complementam em termos de setores atendidos.

A negociação foi contestada por concorrentes de ambas as empresas, como a Cielo (CIEL3) e a Totvs (TOTS3), que argumentaram que a operação poderia criar incentivos para que clientes de softwares da Linx migrassem para a Stone, causando assim prejuízo para a concorrência e aumentando as barreiras de entrada no mercado para novas empresas.

Para o relator do processo, Sérgio Ravagnani, a própria rivalidade predominante nos dois mercados já é o suficiente para impedir que a negociação prejudique os concorrentes por condutas anticompetitivas.

O Cade concluiu enfatizando ainda que irá acompanhar a implementação do processo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Stone divulga resultado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.