Empresa Totvs

Resultado da Totvs (TOTS3) do 1T21

A Totvs (TOTS3), uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia, divulgou na quarta-feira (10) seus resultados do primeiro trimestre de 2021. O resultado foi bom e veio acima do esperado, com destaque para o crescimento do Ebitda (métrica de geração de caixa).

A receita consolidada aumentou 19,8 por cento ante o 1T20, atingindo 720,2 milhões de reais. A alta foi impulsionada principalmente pelo crescimento de 13,7 por cento das receitas recorrentes de tecnologia que atingiram 539,1 milhões de reais, representando cerca de 75 por cento da receita total e 81 por cento das receitas do segmento

O Ebitda ajustado da companhia obteve um impressionante crescimento de 49,1 por cento no trimestre quando comparado com 1T20, atingindo 189,2 milhões de reais, gerando uma expansão de margem de 5,2 pontos percentuais para 26,3 por cento.

O segmento de Crédito Supplier foi o destaque positivo, após um 4T20 abaixo das expectativas, a companhia aumentou suas receitas com crédito em 3,9 por cento em relação ao último trimestre, em 1T20 a divisão de crédito ainda não estava incorporada à empresa, porém o crescimento anual em relação aos números da Supplier pré-aquisição teria sido de 17,1 por cento.

Os bons resultados de receita e Ebitda provocaram um aumento 433 por cento no lucro líquido caixa quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado, atingindo 96,7 milhões de reais no trimestre.

E Eu Com Isso?

O resultado da Totvs veio acima do esperado, com crescimento de receita e melhora de rentabilidade, especialmente em termos de Ebitda, por isso esperamos um impacto positivo no preço das ações (TOTS3) no curto-prazo. As ações da companhia acumulam valorização de 13,7 por cento em 2021, comparado à alta de apenas 0,5 por cento no Ibovespa no período.

Além do resultado financeiro, alguns indicadores operacionais também chamaram a atenção, a concessão de novas operações de crédito atingiu 2,0 bilhão de reais no trimestre, valor mais alta até agora pela companhia, a carteira de crédito atingiu recorde de 1,4 bilhões de reais, os números aparentemente contraditórios são explicados pelo prazo médio dos empréstimos cedidos pela companhia, que são em média inferiores a 3 meses.

Também no segmento de Crédito Supplier, a companhia vem sendo capaz de manter níveis saudáveis de inadimplência, com a provisão para perdas (PDD) representando 3,3 por cento da receita do segmento. Neste trimestre a companhia apresentou uma taxa de inadimplência de 0,73 por cento, muito abaixo da média do país (que inclui créditos com prazos mais longos) de 2,4 por cento.

A companhia também vem investindo em ampliar suas soluções de RH para seus clientes, seguindo sua estratégia de ampliar as ofertas em todos os seus segmentos e gerando potenciais sinergias com outras linhas de negócio, como por exemplo empréstimos consignados para funcionários das empresas clientes, iniciativa que a companhia já iniciou em parceria com a fintech Creditas e com alto potencial de retorno.

Além disso, em Abril, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a compra de 92 por cento da RD Station pela Totvs, maior plataforma de automação de marketing da américa latina, com crescimento médio de receita de 50 por cento de 2015 a 2020 e que tem receita esperada para 2021 de 500 milhões de reais.

Acreditamos que automação de marketing digital para pequenas e médias empresas é um mercado com alto potencial de crescimento, possibilitando a companhia não só vender em sua larga base de clientes como também captar novas empresas.

Acreditamos que o principal catalisador para as ações da Totvs (TOTS3) passa por sua capacidade de vender suas novas soluções adquiridas, principalmente ligadas a serviços financeiro e CRM, em sua base de clientes, algo que deve ser evidenciado nas publicações de resultado da companhia ao longo do ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: TOTVS (TOTS3) compra RD Station. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O que esperar da Super Quarta

Este dia foi apelidado de “Super Quarta”, pois, tanto o Banco Central (BC) quanto o Federal Reserve (Fed), o BC americano, vão revelar suas visões

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Sem acordo na Medida Provisória

A Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras (ELET3/ELET6), entra em sua reta final faltando apenas seis dias para que seu prazo de

Read More »
Levante Ideias - Roblox
E eu com isso

Dados operacionais da Roblox

A Roblox (RBLX), plataforma para desenvolvedores de games, anunciou nesta terça-feira (15), dados operacionais referentes ao mês de maio. Na comparação anual, os dados vieram

Read More »
Levante Ideias - Ultrapar
E eu com isso

Ultrapar perto de vender Oxiteno

O grupo tailandês Indorama, uma das grandes empresas do setor químico e petroquímico, parece ter avançado nas negociações com a Ultrapar (UGPA3) para a compra

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel