Cielo - CIEL3 - E Eu Com Isso - Levante Investimentos

Novo CEO da Cielo anunciado

Nesta quarta-feira (19) a Cielo (CIEL3) confirmou a renúncia de seu diretor-presidente (CEO) Paulo Caffarelli após dois anos e meio no comando da maior adquirente do país. Caffarelli vai ficar no cargo até dia 31 de maio, para realizar um período de transição para que o atual CFO da companhia, Gustavo Henrique Santos de Sousa, assuma o cargo de CEO.

Nesses mais de dois anos à frente da Cielo, Paulo Caffarelli tentou modernizar a companhia, que foi a primeira de grande porte no segmento de pagamentos, sendo ainda hoje a maior adquirente do país. O executivo lançou iniciativas como a Cielo Digital, uma wallet, e negociou pessoalmente com Facebook e o Banco Central para o lançamento de pagamentos via WhatsApp, iniciativa que teve início no começo deste mês.

Caffarelli e Sousa começaram suas carreiras no Banco do Brasil (BBAS3), companhia que ainda divide controle da Cielo com o Bradesco (BBDC4), e são amigos há mais de 30 anos.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia é negativa para a Cielo, com impacto negativo no preço das ações da companhia (CIEL3) no curto prazo. Paulo Caffarelli estava conduzindo a adquirente para caminhos mais promissores apesar do desempenho negativo das ações, com queda de 51,3 por cento em 2020 e queda de 1,5 por cento no acumulado de 2021.

A Cielo enfrenta problemas estruturais, principalmente em termos de Governança Corporativa que é dividida entre os dois bancos acionistas controladores (Banco do Brasil e Bradesco), o que a impede de ter iniciativas além da área de pagamentos que possam gerar qualquer tipo de competição para os dois bancos.

A saída do executivo foi uma surpresa até mesmo para pessoas próximas à empresa, segundo fontes, o executivo saiu porque tinha “outros planos”. Outras fontes dizem que a saída do executivo pode ter tido motivações políticas, uma vez que foi responsável pelo braço de investimentos do BB na era Dilma e presidiu o banco durante a gestão Temer, porém nunca foi ligado ao atual presidente.

Enquanto, concorrentes como a Stone (NASDAQ:STNE) continuam inovando e ampliando seu escopo provendo um ecossistema para os varejistas, como por exemplo a aquisição da provedora de softwares para o varejo Linx (LINX3).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Cielo (CIEL3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.