Segundo informações de relatórios setoriais específicos, as remessas de computadores nos Estados Unidos aumentaram 73% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a pesquisa, foram vendidas 34 milhões de unidades no período.
A Apple teve um bom trimestre, com crescimento de vendas de 36%.
Porém, os dados revelam que a maior empresa de tecnologia do mundo foi superada pela HP na categoria de PCS, que vendeu 11 milhões de unidades no total, com crescimento anual de até 123%.
Outras empresas com grandes números de crescimento incluem Samsung, com 116%, e Lenovo, com 93%.
A Dell teve um aumento de 29%, bastante modesto em comparação com as concorrentes.
E Eu Com Isso?
Do ponto de vista setorial os dados são positivos e demonstram que a demanda por dispositivos de hardwares segue firme, mesmo após o boom do consumo em 2020.
Ademais, tudo indica que a cadeia de suprimentos está priorizando o cumprimento dos acordos junto às empresas americanas, conferindo-lhes vantagens frente às demais regiões.
Para a Apple (AAPL), a notícia é neutra. A despeito de um crescimento interessante na categoria, a sua fatia de mercado se reduziu, visto que a sua taxa de crescimento foi inferior à de boa parte dos concorrentes.
Ainda assim, acredita-se que ela segue como líder do mercado com 25% de participação, enquanto as demais (Samsung, Dell, Lenovo, HP) possuem entre 8% e 20% do mercado.
Em adição, lembramos que a tese da Apple é mais sensível aos dados associados ao Iphone.
O segmento é o mais relevante para a companhia e a peça chave que mudou a história da empresa.
Os dados também nos sugerem que o Chromebook – um dispositivo que pode ser classificado como um intermediário entre um notebook tradicional e um tablet – vem sendo um sucesso e um belo concorrente para a Apple.
A ideia de fornecer um computador barato, sempre conectado à internet e suficiente o bastante para estudantes cumprirem suas atividades vem dando bastante certo, alavancando as vendas dos parceiros da Google.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—