Em Assembleia de Acionistas realizada nesta quinta-feira (10), os acionistas de Lojas Americanas (LAME3/LAME4) e B2W (BTOW3) aprovaram a união dos ativos físicos da LAME com os ativos digitais da B2W, sob o guarda-chuva desta última.
A proposta já havia sido divulgada semanas antes pelos controladores das duas companhias, com os termos de troca e detalhes da operacionalização.
A ideia é que a B2W passe a ser uma plataforma de varejo completo (físico e digital integrados) e a Lojas Americanas passe a ser a Americanas Inc., uma holding que tem pretensão de ser listada nos EUA.
E Eu Com Isso?
A aprovação se deu também no cronograma de execução da transação. Os detentores das ações ordinárias (ON) das Lojas Americanas (LAME3) poderão exercer o direito de retirada do dia 12 de junho ao dia 12 de julho, com pagamento de R$ 3,33 por ação no dia 15 de julho.
Além disso os acionistas da LAME3/LAME4 terão direito a recebimento de 0,18 ação ordinária da B2W (BTOW3) por ação da LAME detida, com a última data com direito a recebimento sendo no dia 16 de julho.
As ações da BTOW3 passarão a negociar com o código AMER3 a partir do dia 19 de julho.
Acreditamos que o movimento seja positivo para ambas as partes, porém com efeito mais concreto no curto prazo para B2W, que reforça sua base operacional, agora incorporando os ativos geradores de caixa para financiar sua expansão na frente digital e realizar a integração completa das plataformas de vendas.
Já para a LAME3/LAME4, a transação aprovada deixa a listagem da holding nos EUA mais próxima de acontecer, o que destravaria um valor importante para os acionistas e dá poder de fogo para que a Americanas Inc. possa captar recursos para crescer.
Em nosso cálculo a relação de troca e o negócio foram justas, sem prejuízo em nenhuma das partes interessadas, mesmo para os minoritários diluídos de B2W.
A nova companhia terá um balanço muito robusto e valor de mercado, em termos financeiros, equivalente ao detido antes da fusão, pelo menos no curto prazo.
A expectativa é que o mercado vá digerindo a transação gradualmente e as ações das duas companhias comecem a se valorizar conforme os resultados são entregues.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—