Logo da XP Investimentos com fundo de gráfico de ações

XP faz terceiro acordo para criar corretora

Nesta segunda-feira (7) a XP (XP:NASDAQ) fechou mais um acordo para transformar um escritório de agentes autônomos (AAI) em corretora, a Faros.

Com mais de 20 bilhões de ativos sob custódia, a Faros se tornou o maior escritório a fechar um acordo deste tipo e irá se transformar em uma corretora utilizando a plataforma tecnológica da XP.

Um ponto que chama a atenção quanto à negociação foi a participação da XP na negociação, que acabou com 28% do capital da nova corretora, enquanto nos últimos dois acordos, com Messem e Monte Bravo, a companhia ficou com 49,9% e 45,5%.

Os sócios de ambas as partes afirmaram que a diferença no desenho do acordo quanto aos outros fechados tem relação com a forma do acordo, onde a XP tem opcionalidade de comprar uma fatia maior da nova corretora no futuro.

A expectativa é que a transformação em corretora, que ainda precisa ser aprovada pelo Banco Central, seja concluída em 12 meses.

E Eu Com Isso?

Como já vínhamos falando nos acordos anteriores, o movimento da XP é positivo para a companhia e vem como uma resposta à ofensiva que o BTG Pactual (BPAC11) começou a fazer em relação a rede de AAIs da XP, dando início a esse movimento de transformar os AAIs em corretoras.

Esperamos impacto positivo nas ações da companhia (XP:NASDAQ) no curto-prazo.

A XP já chegou a encaminhar um comunicado ao mercado dando mais detalhes quanto a essa preocupação da saída de escritórios da sua rede.

Segundo a companhia, considerando todos os escritórios que entraram desde janeiro de 2020, a companhia vem sendo capaz de reter cerca de 80% dos ativos que entram.

Esta mudança nos padrões do mercado ainda traz diversas incertezas quanto ao potencial do ponto de vista financeiro.

Se por um lado a XP está tendo que se esforçar mais para manter sua dominância no setor de agentes autônomos, investimentos para o crescimento desses escritórios podem ajudar na aceleração do crescimento do mercado como um todo, “roubando” os ativos que hoje estão sob custódia dos grandes bancos, muitas vezes mal geridos.

—

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

—

Leia também: Monte Bravo faz acordo com a XP.

Acompanhe nossas Redes Sociais!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ouvindo o que o Copom não disse

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) encerrada na quarta-feira (5) confirmou as expectativas quase unânimes dos investidores e reduziu a taxa Selic em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.