google eeci

Google faz acordo ligado a práticas anticompetição na França

De acordo com informações de mercado, a Alphabet, mais conhecida por ser dona do Google (GOOG), está próxima de fechar um acordo ligado a práticas anticompetição na França. A acusação era de abuso de poder no mercado de publicidade online. O acordo envolve o pagamento de multas e ajustes obrigatórios na operação.

A Autoridade de Concorrência francesa alega que a ferramenta do Google de compra e venda de anúncios lhe concedeu uma vantagem considerada indevida sobre os rivais. A companhia teria se oferecido para resolver o problema.

Este não é o primeiro capítulo que envolve as autoridades francesas e o Google. Em 2019, a companhia foi multada em 150 milhões de euros por abusar da sua posição dominante no mercado de publicidade online através da plataforma Google Ads.

Também em 2019, o Google foi condenado pela Comissão Europeia em uma acusação associada a certas disposições contratuais em acordos que o AdSense tinha junto aos outros sites de busca. A multa chegou a 1,5 bilhão de euros.

E Eu Com Isso?

Apesar da condenação, o acordo é uma sinalização positiva. Esperamos um impacto levemente positivo nas ações GOOG nas próximas sessões (nesta segunda-feira (31) o mercado estará fechado nos Estados Unidos).

O risco regulatório já parece cada vez mais embutido no preço das ações do Google e do Facebook, que devem, nos próximos anos, enfrentar diversos litígios do tipo em dezenas de países. O maior risco é de um possível “efeito-dominó”, com os reguladores valendo-se de decisões anteriores em outras regiões para enquadrar e condenar as práticas da companhia.

Grandes poderes grandes responsabilidades: o Google possui uma relação dupla com seus usuários. Parte deles são consumidores puros; porém, uma parcela relevante, é ao mesmo tempo consumidor e concorrente de algum outro serviço da companhia.

Então, o domínio no mercado de publicidade e até mesmo o acesso às informações das concorrentes são consideradas uma combinação perigosa pelos reguladores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Facebook e Google podem sofrer regulação.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.