Na quarta-feira (26), a XP (XP:NASDAQ) anunciou o início da fase beta do PIX para as contas digitais.
Inicialmente, o serviço de pagamentos estará disponível para apenas 2,5 mil clientes, a maioria com alguma ligação à companhia, como funcionários e agentes autônomos. O plano é ter todos os clientes com o serviço disponível até julho.
Além disso, a companhia pretende lançar uma conta digital aberta ao mercado, isto é, não só para os clientes da corretora, no segundo semestre deste ano.
Em linha com a estratégia de seu maior concorrente, o BTG Pactual (BPAC11), que lançou seu banco digital aberto ao público este ano, o BTG+.
Segundo José Berenguer, presidente do Banco XP, o objetivo do lançamento do PIX não é causar um impacto direto no lucro da companhia, o objetivo é lançar cada vez mais serviços para que o cliente fique dentro do ecossistema digital que a companhia vem desenvolvendo.
E Eu Com Isso?
A companhia vem sendo capaz de entregar resultados com fortes crescimentos, tanto do ponto de vista financeiro como operacional, captando cada vez mais recursos e clientes.
Enxergamos o avanço da criação de novos serviços bancários como algo positivo, uma vez que deve ajudar a companhia a manter esse ritmo de crescimento, com isso esperamos impactos positivos nas ações da companhia (XP:NASDAQ) no curto-prazo.
O pagamento via PIX é um passo importante para que seus clientes possam cortar laços com instituições tradicionais, possibilitando que a companhia fique cada vez mais no centro da vida financeira de seus clientes.
Outro passo importante para isso é explorar o mercado de crédito, algo que a companhia pretende fazer em um futuro próximo. Atualmente o Banco da XP conta com cerca de 3 milhões de clientes, a maioria deles ainda com vínculos junto aos bancos mais tradicionais.
Acreditamos que a conclusão da cisão entre o banco Itaú (ITUB4) e a XP, que ainda aguarda aprovação de órgãos reguladores no Brasil e Estados Unidos, seja o principal catalisador para um aumento no preço das ações no futuro próximo.
Apesar de ainda não ter uma data exata, ambas as companhias estimaram que o processo seria encerrado no final do primeiro semestre ou começo do segundo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—