Banco Inter (BIDI11) - Levante Ideias

Inter anuncia listagem na Nasdaq e acordo com a Stone

Nesta segunda-feira (24), pouco antes da abertura do mercado, o Inter (BIDI11) anunciou mudanças significativas em sua estrutura acionária. Primeiramente, a companhia anunciou um follow-on, com a Stone (STNE:NASDAQ) como investidor âncora. A companhia de pagamentos listada nos EUA poderá investir até 2,5 bilhões de reais em uma oferta que pode chegar a 5 bilhões de reais.

A oferta, que será do tipo primária (injeção de caixa na empresa), fixou o preço que será pago pela Stone com um desconto de 3 por cento em relação ao fechamento da sexta-feira anterior. No acordo, a participação da Stone também fica limitada a 4,99 por cento do capital social do Inter e dá direito à Stone de indicar um dos nove assentos no Conselho de Administração.

A negociação entre as companhias tem como objetivo conectar os serviços entre elas, o Inter destacou quatro oportunidades a ser exploradas no curto-prazo:

(i) Conectar os clientes da Stone (pequenas e médias empresas) ao Inter Shop, marketplace do Inter;

(ii) Digitalizar a experiência de pagamentos entre clientes de ambas as companhias, tanto no varejo online quanto offline;

(iii) Cross-selling de produtos, como crédito e meios de pagamento, para aumentar o portfólio de serviços oferecidos e

(iv) Alavancar o baixo custo de captação do Inter para melhorar a oferta de capital de giro (empréstimo de curto-prazo) da Stone e oferecer produtos de renda-fixa por meio de cotas de Fundos de Direitos Creditórios (FIDC) vinculados à Stone.

Além disso, o Inter também anunciou que após o follow-on na B3, pretende mudar sua listagem para a bolsa americana Nasdaq e conceder aos investidores aqui o valor equivalente em BDRs ou em dinheiro, em um valor ainda a ser definido pela companhia no futuro.

A listagem nos EUA tem dois objetivos claros. O primeiro é reorganizar a estrutura acionária para que haja uma classe de ações com mais poder de voto, possibilitando à família Menin, controladora da companhia, diluir sua participação em follow-ons futuros sem que haja mudança no controle. O segundo é colocar as ações do banco em uma vitrine melhor, em uma bolsa com mais empresas de tecnologia comparáveis e mais atuação de fundos de alcance global.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para ambas as companhias. As ações do Inter (BIDI11) tiveram uma valorização de 24,8 por cento. Acreditamos que a valorização elevada é justificada não só pela oportunidade de crescimento, mas também pela listagem nos Estados Unidos, que deve atrair mais investidores ligados à tecnologia em um âmbito global, o que deve inflar seu valuation. As ações da Stone (STNE:NASDAQ) tiveram uma reação mais tímida, fechando o pregão do dia com alta de 0,16 por cento.

A notícia pode ser considerada consideravelmente melhor para o Inter pois, além de garantir um investidor âncora para o aumento de capital, a oferta da Stone evidencia que a companhia enxerga o Inter com um valor de mercado abaixo de seu valor justo, ainda mais considerando a operação conjunta das companhias. Levando em consideração a valorização de mercado no dia do anúncio do banco, a companhia vai adquirir participação com um desconto de mais de 22 por cento em relação ao fechamento desta segunda-feira (24).

Esperamos que a parceria possa ser o começo de algo mais duradouro, possibilitando a troca de mais produtos e serviços entre as plataformas. Ambas as companhias procuram diversificar seus produtos e possuem uma base de clientes complementar, com a Stone focada no público PJ e o Inter no público PF (apesar de a base de clientes empresariais estar crescendo).

Outro ponto importante é que a Stone terá o direito preferencial da aquisição de ações no caso de uma oferta que resulte na troca do controle do banco Inter, dando mais segurança para a companhia de pagamentos realizar a operação.

Enxergamos agora com principais catalisadores para as ações do Inter (BIDI11):

(i) a conclusão do processo de reestruturação e listagem na Nasdaq;

(ii) Conseguir manter o nível de crescimento da base de clientes vista ao longo de 2020 e 1T21;

(iii) aumentar a penetração de serviços como investimentos e seguros, alavancando a base clientes que já possui para aumentar seus lucros;

(iv) oferta de novos produtos como está fazendo agora com a parceria com a Stone.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Prévia Operacional Banco Inter.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.