A Petrobras (PETR3/PETR4) informou nesta quinta-feira (20) que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS-Cofins gerará um efeito fiscal positivo de 4,4 bilhões de reais no balanço do segundo trimestre da companhia.
O impacto ocorre pela estimativa da companhia de valores a serem recuperados entre 2001 e 2020. expectativa é que o impacto deve chegar na forma de créditos fiscais a serem aproveitados nos próximos anos.
A notícia positiva chega no mesmo dia em que o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), fez novamente declarações quanto a função social da companhia, evidenciando que, em sua visão, alguns preços praticados pela companhia “não têm cabimento”.
E Eu Com Isso?
A geração de créditos fiscais para a Petrobras deve gerar efeito direto no lucro líquido da companhia nos próximos trimestres e por esse fato esperamos que essa notícia tenha impacto positivo no preço das ações da companhia (PETR3/PETR4) no curto-prazo.
Por outro lado, a recente declaração de Bolsonaro também gera incertezas quanto a quais produtos o presidente estava se referindo e também o tamanho do impacto de uma possível alteração nas margens da companhia. Em fevereiro, interferências deste tipo levaram a queda de mais de 28 por cento nas ações da companhia em 3 dias.
Mesmo com a boa performance do setor de commodities no mundo, as ações da companhia (PETR4) acumulam queda de 5,4 por cento em 2021, em nossa visão principalmente devido a mudança de postura do governo federal, que nos levou a excluir de nossas carteiras de recomendação todas as empresas estatais.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—