A recente alta dos preços das commodities, em especial do minério de ferro, resultou no anúncio que a CSN (CSNA3) vai reajustar os preços de aço novamente em junho e julho deste ano. A companhia já havia aumentado seus preços entre 15 e 18 por cento no dia primeiro de maio, agora, o novo reajuste será de mais 15 por cento, dividido igualmente entre os dois meses.
Os principais argumentos para a alta são o aumento dos preços das principais matérias primas para produção de aço (minério de ferro, carvão e sucata), o câmbio que se mantém em patamares considerados elevados (com valor do dólar próximo a 5,3 reais) e o prêmio baixo em relação ao material importado no país (cerca de 5 por cento)
A companhia também anunciou que pretende fazer o IPO da subsidiária CSN Cimentos, o segundo IPO de uma subsidiária após a CSN Mineração no ano passado, também aproveitando o ciclo de alta do valor das commodities. A concorrente InterCement também está com preparativos para estrear na bolsa de valores, que ainda não conta com nenhuma empresa do setor listada.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é positiva para a companhia uma vez que o aumento de preço do aço deve resultar em um aumento nas margens da companhia e o IPO deve capitalizar a companhia para realização de novos investimentos. Assim, esperamos impacto positivo nas ações da CSN (CSNA3) no curto-prazo. As ações já subiram 1,6 por cento nesta terça-feira (18/mai).
A CSN vem de um momento forte, impulsionada principalmente pelo preço do minério de ferro renovando altas históricas diversas vezes desde o final de 2020. No ano passado as ações da companhia tiveram alta de mais de 125 por cento, já em 2021 a alta já atingiu 56,6 por cento até agora.
O momento positivo vem para todas as empresas do setor de materiais básicos: valorização de 33 por cento no IMAT em 2021, com performance positiva de companhias de mineração, como a Vale (VALE3) que já tem alta de 36,8 por cento em 2021, até o setor de siderurgia como um todo, com nomes como Usiminas (USIM5), Gerdau (GGBR4) e a própria CSN (CSNA3) todas com performance acima de 40 por cento em 2021.
O bom momento do setor também tem chamado a atenção de outros ramos complementares, como a produção de alumínio, com o anúncio de que o grupo Votorantim, um dos maiores grupos empresariais do país, pretende realizar o IPO da Companhia Brasileira de Alumínio. A companhia pretende levantar cerca de 2 bilhões de reais em ofertas primária e secundária entre o mês de Junho e Julho.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—