Levante Ideias - CSN (CSNA3)

Resultado da CSN (CSNA3) do 1T21

Na noite desta quarta-feira (28), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3), divulgou seus resultados do 1T21, após o fechamento de mercado. O resultado foi forte e veio acima das expectativas em termos de Ebitda e lucro líquido.

O trimestre foi marcado por mais um período de números recordes em todos os segmentos, aliando volumes de vendas maiores com preços nas alturas.

Desta vez o principal destaque ficou com o segmento de siderurgia (fabricação e venda de aço), com ganho de participação na contribuição total do resultado, principalmente pelo aumento da produtividade com o religamento de altos-fornos e preços realizados maiores no aço, O segmento de minério de ferro também apresentou resultados impressionantes, com margem recorde também.

A receita líquida total da companhia alcançou 11,9 bilhões de reais, 22 por cento superior ao trimestre anterior e 123 por cento maior na comparação anual, com vendas puxadas pela forte demanda no mercado doméstico, sobretudo pelas paradas sazonais na China que reduziram as exportações, relativamente ao volume total vendido, tanto de aço, como de minério de ferro.

O Ebitda ajustado por efeitos não-recorrentes (métrica da geração de caixa operacional bruta), alcançou um recorde de 5,8 bilhões de reais, 23 por cento superior ao 4T20 e mais de 3 vezes o valor obtido no 1T20. A margem Ebitda também cresceu, saindo de 47 por cento no trimestre anterior para 47,7 pontos percentuais. A contribuição do Ebitda da siderurgia aumentou de 26,8 por cento no trimestre anterior para 31 por cento neste 1T21.

A CSN ainda apresentou um fluxo de caixa livre de 3,5 bilhões de reais, contando com os recursos líquidos do IPO da CSN Mineração (CMIN3). Dessa forma, a dívida líquida da CSN foi reduzida para 20,5 bilhões de reais no trimestre, redução de 5,1 bilhões em relação ao 4T20. A companhia conseguiu reduzir o seu nível de endividamento, com relação entre dívida líquida sobre Ebitda de 1,29 vezes.

E Eu Com Isso?

A CSN (CSNA3) parece ter conseguido tirar o que tem de melhor nesse ciclo combinado de aço com minério de ferro, assim como seus principais pares do mercado, que já apresentaram seus resultados do 1T21 (Vale – VALE3 e Usiminas – USIM5).

Além dos preços em patamares que não se viam há muito tempo, o câmbio em patamares altos e forte demanda por aço no mundo todo, jogaram os resultados da companhia em níveis recordes, possibilitando a rápida desalavancagem e forte geração de caixa da companhia.

Esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (CSNA3) no curto prazo, embora os papéis tenham registrado forte alta recentemente, à espera de um resultado forte. Mesmo contando com o resultado acumulado nos últimos 12 meses (olhando para o passado), os múltiplos da companhia seguem abaixo do nível histórico.

Se olharmos para uma perspectiva futura, o correto a se fazer para avaliar um ativo, os números parecem ainda mais promissores. Em termos de mercado, os preços do aço continuarão em alta, com anúncios de reajustes já realizados em abril e mais um vindo no mês de maio, além da continuidade da demanda forte por aço e consequentemente do minério de ferro na China, que tem o objetivo de dobrar seu PIB até o ano de 2035, preparando o terreno com investimentos pesados em infraestrutura e construção.

Em adição temos os países desenvolvidos do norte voltando a investir na indústria pesada para reativar a economia e modernizar o seu parque de infraestrutura, sobretudo nos EUA.

Olhando para o lado da companhia, o religamento de altos-fornos e reajustes de preços do aço subsequentes, permitem um ganho de margens superiores ao aumento de custos por conta sobretudo do minério de ferro, dando continuidade à forte geração de caixa e redução cada vez maior da alavancagem.

É possível também que, no ritmo atual de resultados, haja um pagamento de dividendos extraordinários neste ano, dado que os investimentos necessários não têm previsão de mudar de patamar, além do perfil de endividamento controlado, devido aos pré-pagamentos realizados, gerando um excedente de caixa robusto para destinar aos acionistas.

Por último, a companhia anunciou Fato Relevante com a intenção de fazer a abertura de capital da CSN Cimentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: CSN (CSNA3): Resultados do 4T20 e de 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.