Na dúvida, faça o básico. O conselho vale para comida, roupas e investimentos. Se o restaurante não é conhecido, peça um prato que não dá margem a erro. Na dúvida quanto ao traje, se você for homem, uma calça social, uma camisa neutra e um paletó resolvem 99 por cento das situações. E, se estiver em dúvida sobre quais ações comprar, siga o conselho do sempre correto Warren Buffett. Para ele, o melhor investimento são as ações de uma empresa sólida, lucrativa, pouco endividada, cujos negócios sejam estáveis e que ofereça boas barreiras de entrada à concorrência.
Onde encontrar essas ações? Vamos dar alguns exemplos. Na noite da segunda-feira, o Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou um lucro líquido de 6,4 bilhões de reais no primeiro trimestre, uma alta de 63,6 por cento em relação ao mesmo período de 2019. Ao comunicar o resultado, o banco comentou a evolução em seu processo de transformação digital. Porém, mais importante do que isso foi o fato de que a carteira de créditos avançou 4,2 por cento em relação ao trimestre anterior, e chegou a 906,3 bilhões de reais. O crescimento em relação ao mesmo período de 2020 foi de 15 por cento, graças ao crescimento dos empréstimos para grandes empresas, crédito imobiliário e financiamento de veículos.
O ponto para o qual desejo chamar sua atenção é que, apesar de tudo o que ocorreu durante o turbulento ano de 2020, o Itaú conseguiu ganhar dinheiro fazendo o que um banco faz: prestar serviços e conceder empréstimos para empresas produzirem e pessoas consumirem.
Não foi o único caso. Na semana passada, o Santander Brasil (SANB11) também apresentou resultados acima do esperado, o que provocou uma forte alta de suas ações no dia da divulgação. E amanhã, na quarta-feira (05) será a vez do Bradesco (BBDC4) anunciar seus resultados do primeiro trimestre. Não será surpresa se os números também vierem bons.
O que tudo isso quer dizer? Não há nenhum setor no mundo que esteja enfrentando um desafio estrutural tão intenso quando o sistema financeiro. A atividade bancária tradicional – captar dinheiro de quem tem excedentes e emprestar para quem precisa, cobrando um spread – está sob um violento ataque. De um lado, as autoridades endurecem a fiscalização. De outro, fintechs e gigantes de tecnologia querem abocanhar sua fatia desse negócio. Isso vale para o mercado internacional e para o Brasil, com uma multidão de fintechs testando o mercado de crédito, de pagamentos e de serviços bancários. Porém, aqui como lá, os bancos seguem sendo empresas grandes, sólidas e rentáveis. As fintechs vão reduzir os resultados dos bancos no médio e no longo prazo, especialmente na área de serviços. No entanto, isso não vai acabar com o negócio das instituições financeiras.
Esse raciocínio vale para qualquer atividade da economia. No fim do dia, banco bom para investir é o que empresta dinheiro com lucro. Mineradora boa é a que extrai, despacha e vende minério. Rede de varejo boa é que consegue comprar bem comprado e vender bem vendido. Os exemplos são muitos. E, em qualquer caso, nós, da Levante Ideias de Investimento, estamos ao seu lado para identificar e analisar os investimentos básicos que nunca tiram seus resultados de moda, e também os excepcionais – que são poucos, mas existem e não devem ser ignorados.
Cenário Internacional
Durante a manhã, o ânimo dos contratos futuros oscilou devido a rumores de que a força aérea chinesa havia invadido o espaço aéreo em Taiwan, o que poderia provocar uma deterioração não só da relação entre os dois países, como também comprometer a normalização das relações econômicas e políticas entre China e Estados Unidos. A questão geopolítica de Taiwan sempre foi um ponto de tensão, e uma deterioração adicional pode afetar a política e a economia dos dois principais parceiros comerciais do Brasil. Ficaremos atentos e traremos nossa análise para você.
E Eu Com Isso?
Os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 apresentam uma queda na manhã desta terça-feira devido à incerteza provocada pela invasão do espaço aéreo de Taiwan. Enquanto não houver novas notícias e maior clareza da situação, é provável que isso exerça uma pressão negativa sobre os mercados.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—