A EzTec divulgou seus resultados operacionais referentes ao 1T21 na quinta-feira (22), depois do fechamento do mercado. Os números foram modestos, impactados pelas medidas de isolamento social que fecharam os estandes de vendas em março.
Em resumo, as vendas líquidas totalizaram 236 milhões de reais no trimestre, recuando 48 por cento na comparação anual. No período, a companhia registrou um único lançamento, o ID Paraíso, empreendimento anexado ao Signature by Ott, de Valor Geral de Vendas (VGV) de 28 milhões de reais, queda de 95 por cento ante o 1T20.
Embora o cenário seja desafiador, a empresa reafirmou seu guidance para o biênio 2020-2021, que prevê lançamentos de 2,8 bilhões de reais a 3,3 bilhões de reais até o fim de 2021. Mais recentemente, já no 2T21, a EzTec realizou o pré-lançamento do Dream View Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, um empreendimento de VGV de 252 milhões de reais. Os contratos foram assinados de forma remota e o projeto ainda deverá ser lançado presencialmente em breve.
A velocidade de vendas líquida consolidada, medida pelo indicador de vendas sobre oferta (VSO), se situou em 13 por cento, valor substancialmente inferior aos 18 por cento observados no 1T20. Conforme reportado pela companhia, a despeito das ferramentas de visita remota, o isolamento social represa a decisão de aquisição por parte do cliente até que a visita física seja factível. Por fim, seus cancelamentos de vendas (distratos) cresceram 20 por cento em relação ao ano anterior, alcançando 23 milhões de reais.
E Eu Com Isso?
Os resultados de vendas líquidas e lançamentos da companhia vieram abaixo do esperado, uma vez que o trimestre teve como agravante o aumento das medidas restritivas de isolamento social que fecharam os estandes de vendas em março.
Assim, esperamos uma reação negativa no preço das ações (EZTC3) ao decorrer do dia, apesar desses impactos já terem sido antecipados pelos investidores ao analisarem as prévias de outras empresas do setor.
Esse desempenho mais modesto também foi exibido por grande parte das empresas de construção civil, que preferiram postergar seus lançamentos para períodos à frente, quando pudessem reabrir seus estandes e registrar, assim, melhores vendas. Dessa forma, a expectativa é de um melhor resultado para os próximos trimestres.
Vale ressaltar que a companhia se mostrou confiante em seu guidance para a perspectiva de vendas ao longo do ano, reafirmando seus lançamentos e projeções de vendas.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—